Folha de S. Paulo


Hillary Clinton levou quatro dias para admitir derrota para Obama em 2008

Quando foi a sua vez de reconhecer a derrota nas prévias democratas de 2008, Hillary Clinton demorou quatro dias para subir ao palanque do National Building Museum, em Washington, e repetir o slogan "Yes, we can" ("Sim, nós podemos") de Barack Obama em deferência ao que seria seu ex-oponente.

Obama havia conseguido o número mínimo de delegados (representantes partidários que escolhem o candidato) para a candidatura na última rodada de prévias, em 3 de junho de 2008, mas Hillary só encerrou sua campanha no dia 7 de junho, com um discurso que muitos especialistas apontam como um dos mais importantes de sua carreira política até hoje.

Jonathan Ernst - 21.jan.2008/Reuters
Barack Obama e Hillary Clinton debatem durante a campanha das primárias democratas de 2008
Barack Obama e Hillary Clinton debatem durante a campanha das primárias democratas de 2008

Depois de uma disputa pela candidatura ainda mais acirrada e agressiva do que a de 2016 com o senador Bernie Sanders, Hillary não só admitiu a derrota como pediu que seus apoiadores trabalhassem "tão duro por Obama" quanto o fizeram por ela.

O pedido foi seguido por aplausos mas também por vaias tímidas, diante do ressentimento de seus apoiadores após uma corrida marcada pela troca de insultos.

"A forma que temos para continuar nossa luta agora, para conseguir os objetivos que defendemos é levar a nossa energia, a nossa paixão e a nossa força e fazer tudo o que pudermos para ajudar a eleger Barack Obama o próximo presidente dos EUA", disse Hillary. "Todos sabemos que essa foi uma luta difícil, mas o Partido Democrata é uma família."

Hillary obteve, na época, 49,8% dos votos populares, contra 50,2% de Obama, e 48% dos delegados disputados nas urnas. Na atual disputa, ela fez seu discurso da vitória, na última terça-feira (7), com 56,7% dos votos populares e 55% dos delegados decididos no voto.

Howard Wolfson, que foi diretor de comunicação da campanha de Hillary em 2008, defende que o discurso de união do partido feito por ela tem "certa relevância hoje".

"Ela pode dizer, com grande credibilidade, que sabe o que Bernie Sanders e seus apoiadores estão passando e que foi imperativo eleger um presidente democrata que depois ela seguiu. Tomara que ele [Sanders] faça o mesmo", disse Wolfson ao site Politico.

O discurso do fim da campanha de Hillary em 2008 também é evocado por muitos neste momento como o prenúncio, oito anos antes, da vitória que pode se concretizar em novembro.

Na época, Hillary lembrou que a 50ª astronauta mulher estava em órbita naquele momento. "Se podemos mandar 50 mulheres para o espaço, poderemos, um dia, ter uma na Casa Branca", disse, destacando que, apesar de não ter conseguido derrubar o teto de vidro daquela vez, seus votos tinham causado "18 milhões de rachaduras" nele.


Endereço da página:

Links no texto: