Folha de S. Paulo


Diminui a vantagem do voto pela permanência do Reino Unido na UE

A menos de 20 dias do referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia (UE), uma pesquisa divulgada neste sábado (4) mostra que diminuiu a vantagem do voto para que os britânicos fiquem no bloco.

O levantamento online, realizado pela empresa de pesquisa de mercado Opinium com 2.007 adultos entre 31 de maio e 3 de junho mostrou que 43% dos eleitores pretendem votar pela permanência, enquanto 41% disseram querer a saída. Cerca de 16% estavam indecisos ou preferiram não responder.

Russell Boyce/Reuters
Cédula que será usada pelos britânicos no referendo do próximo dia 23 mostra as opções de sair e ficar na UE
Cédula que será usada no referendo do próximo dia 23 mostra as opções de ficar e sair da UE

Uma pesquisa anterior da Opinium para o jornal "Observer", divulgada em 21 de maio, mostrava que, naquele momento, 44% das pessoas queriam permanecer na UE, contra 40% que defendiam a separação do bloco. O referendo será no próximo dia 23.

Outras pesquisas divulgadas na última semana também mostraram ganhos para o "deixar a UE", e a libra caiu drasticamente na terça-feira (31), quando tanto uma sondagem online como uma por telefone para a ICM mostrou uma liderança de 3 pontos percentuais para o voto de saída do bloco.

A empresa de pesquisa Opinium ainda revelou que, quando os indecisos foram questionados para qual posição se inclinariam, houve uma divisão de 36% contra 33% em favor de permanecer na UE. Duas semanas atrás, a diferença era de 47% contra 32%.

Editoria de arte/Folhapress

Endereço da página: