Folha de S. Paulo


Cães de Obama têm agenda própria e atraem visitantes à Casa Branca

Bo e Sunny, os animais de estimação do presidente Obama, não levam uma vida de cachorro.

Os dois cães de água portugueses —Bo, com marcantes peito e patas dianteiras brancos, e Sunny, toda preta— são embaixadores caninos da Casa Branca, muito populares e em demanda tão frequente que, como o presidente, os dois têm agendas.

Pete Souza - 19.ago.2013/AFP
Os cães-de-água Bo (à esquerda) e Sunny são os cachorros da família do presidente Barack Obama
Os cães-de-água Bo (à esquerda) e Sunny são os cachorros da família do presidente Barack Obama

"Todo mundo quer vê-los e tirar fotos deles", disse Michelle Obama. "Recebo um memorando no começo do mês com os pedidos quanto à agenda deles, e tenho de aprovar suas aparições".

Os cachorros serviram como entretenimento para os espectadores na caçada aos ovos de páscoa da Casa Branca, e Bo já fez companhia a Michelle Obama quando ela recebe turistas, no aniversário da posse do presidente.

Os cachorros também já brincaram com veteranos de guerra feridos e com crianças hospitalizadas, nas visitas que a primeira dama faz a cada ano na época das festas.

Em um sinal de como Bo e Sunny se tornaram conhecidos, as autoridades detiveram em janeiro um homem do Dakota do Norte que segunda elas havia viajado a Washington para sequestrar um dos cachorros.

Bo, que tem sete anos, foi adotado pela família Obama em abril de 2009. Foi um presente do senador Edward Kennedy (morto em agosto de 2009), que se aproximou da família depois de decidir apoiar a pré-candidatura presidencial de Obama em 2008.

Bo ajudou Barack Obama a cumprir a promessa que tinha feito às filhas Malia e Sasha, de que elas poderiam ter um cachorro depois da eleição. Sunny, que tem quase quatro anos, chegou em agosto de 2013.

Bo tem uma espécie de emprego, como "assistente" de Dale Haney, o paisagista-chefe da Casa Branca, que é formalmente classificada como parque nacional.

"Ele sai toda manhã com Dale e com o pessoal do Serviço de Parques Nacionais... Você o vê caminhando com eles, olhando as plantas", disse Michelle Obama. "Acho que ele acha que tem um emprego, porque leva a função muito a sério. Se saio de casa e o vejo lá fora, ele meio que me ignora quando está com seus colegas de trabalho".

VIDA BOA

Os cachorros têm uma vida boa. "Sentam no meu colo, sentam na minha cadeira, se aninham comigo", disse Michelle Obama. "Gosto de me deitar no chão com eles e assoprar seus focinhos. Gosto de fazê-los correr, de fazê-los brincar de pega-pega um com o outro. Mas são lindos. Adoro abraçá-los e acarinhá-los".

Os animais de estimação dos presidentes são sempre populares, e muitos presidentes tiveram cachorros como companheiros. O presidente Harry Truman famosamente declarou que "se você quer ter um amigo em Washington, arranje um cachorro".

Millie, a springer inglesa do presidente George Bush pai, "escreveu" o best seller "Millie's Book".

Buddy, o labrador marrom do presidente Bill Clinton, o ajudou a aguentar o baque do escândalo quanto ao seu caso com a estagiária da Casa Branca Monica Lewinsky.

Barney, o terrier escocês do presidente George Bush filho, tinha uma página oficial na Internet e estrelava em vídeos com sua "barneycam", uma câmera que ele levava na coleira. Como Michelle Obama, a primeira dama Laura Bush se envolvia nos roteiros e nas gravações desses vídeos.

O presidente Lyndon Johnson enraiveceu os defensores dos animais ao levantar pelas orelhas o seu beagle de estimação, Him, diante das câmeras dos fotógrafos.

Barack Obama prometeu no ano passado que "ajeitaria as coisas" antes de sair da Casa Branca em janeiro, porque os cachorros "de vez em quando estragam alguma coisa".

Michelle Obama diz que os membros caninos da família em geral são bonzinhos, mas revelou o lado travesso de Sunny. "Sabe o que ela faz às vezes? Sai da cozinha escondida e vai fazer cocô do outro lado da Casa Branca", disse a primeira dama.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Endereço da página:

Links no texto: