Folha de S. Paulo


Argentina demonstra reservas à proposta de flexibilizar Mercosul

A Argentina demonstrou reservas à proposta brasileira de flexibilizar o Mercosul, apresentada na última segunda (23) pelo ministro das Relações Exteriores, José Serra, em visita ao país.

A chanceler argentina, Susana Malcorra, afirmou nesta sexta (27) que alterações nesse sentido precisam ser feitas com "prudência", "pausadamente" e que "não há urgência".

O projeto brasileiro é dar maior liberdade aos membros do bloco para negociarem acordos de comércio bilaterais. Malcorra, porém, se mostrou preocupada com a possibilidade de que as mudanças possam prejudicar as negociações em andamento com a União Europeia (UE) para um tratado de livre comércio.

"A Argentina está aberta para conversar, mas não queremos que novidades repentinas impactem a oportunidade que temos agora com a UE."

Negociações para liberar o comércio entre os blocos já completaram 20 anos, mas passaram a ser mais concretas com a saída de Cristina Kirchner do poder, em dezembro de 2015 —a antecessora de Mauricio Macri se opunha ao acordo.

Malcorra lembrou que o bloco tem uma cláusula especial que permite aos membros um acordo de livre comércio com o México, indicando que as mudanças poderiam ir nesse sentido.

Via de regra, os membros do Mercosul só podem fechar acordos de livre comércio como bloco. O grupo não permite acordos bilaterais independentes.

Para Malcorra, alterar o modelo de um bloco econômico pode ser mal recebido, já que as relações internacionais costumam ser planejadas no longo prazo.

"Não podemos ficar mudando de modelo de uma hora para outra. O mundo respeita a previsibilidade e a continuidade das políticas."


Endereço da página:

Links no texto: