Folha de S. Paulo


Com Mansour, Taleban chegou a tomar cidade afegã; veja cronologia

O mulá Akhtar Mansour comandou uma onda de ataques violentos ao assumir o controle do grupo radical islâmico Taleban. Seu governo, encerrado com sua morte neste sábado (21), em um ataque de drone dos EUA no Paquistão, teve como principal alvo a capital afegã, Cabul.

Foi também sob seu comando que o grupo tomou controle da cidade de Kunduz, no Afeganistão, por quatro dias, a maior conquista militar do Taleban desde que foram retirados do poder, em 2014.

Veja alguns dos ataques perpetrados pelos talebans sob o comando de Mansour.

25.mai.2015

O Taleban lança um ataque violento contra forças de segurança na Província de Helmand, deixando 19 policiais e sete soldados mortos.

13.jun.2015

Atentado contra um posto de segurança das forças afegãs em Helmand deixa 11 agentes mortos.

22.jun.2015

O Taleban lança um ataque coordenado do lado de fora do Parlamento afegão, na capital Cabul. Um veículo carregado com bombas explodiu do lado de fora dos portões do prédio e seis militantes talebans armados com Kalashnikovs e lançadores de granadas invadiram o local. Os confrontos só acabaram quando todos foram mortos pelas forças de segurança. Dois civis foram mortos e dezenas ficaram feridos.

30.jun.2015

O Taleban reivindica um ataque com carro-bomba contra um comboio da Otan em Cabul, que deixou dois mortos e 26 feridos, incluindo dois soldados. A explosão do veículo ocorreu na estrada que leva ao aeroporto, a menos de um quilômetro da embaixada dos Estados Unidos.

Ahmad Masood-30.jun.2015/Reuters
Soldados da Otan caminham diante de veículo militar danificado após ataque com carro-bomba
Soldados da Otan caminham diante de veículo militar danificado após ataque com carro-bomba

07.jul.2015

O grupo realizou dois ataques suicidas separados em Cabul, deixando ao menos um morto e três feridos, entre eles um soldado da Otan, a aliança atlântica.

07.ago.2015

Uma série de ataques matou ao menos 44 pessoas e feriu outras 300 em Cabul.

Veja

22.ago.2015

Um atentado suicida contra um comboio em Cabul mata quatro americanos.

14.set.2015

Mais de 350 presos escapam depois de um ataque de insurgentes talebans contra uma prisão na Província de Ghazni.

out.2015

O Taleban realiza um ataque coordenado em Kunduz, cercando a cidade e forçando as forças de segurança afegãs para fora. Eles controlaram o local por quatro dias, até que foram expulsos pelas forças afegãs, com ajuda de ataques aéreos americanos. A tomada da cidade -que tem cerca de 300 mil habitantes- pela facção foi sua maior conquista militar desde que o grupo foi tirado do poder no Afeganistão, em 2001, após intervenção militar dos Estados Unidos.

Jawed Kargar - 1º.out.2015/Efe
Soldados afegãos observam carro destruído próximo a cidade de Kunduz, no Afeganistão
Soldados afegãos observam carro destruído próximo a cidade de Kunduz, no Afeganistão

05.jan.2016

Um soldado americano foi morto e outro ficou ferido em uma batalha contra o Taleban na Província de Helmand.

01.fev.2016

Um terrorista suicida detonou explosivos em frente à entrada do batalhão de choque da Polícia Nacional, deixando ao menos 20 mortos. Ele estava em uma fila de pessoas que esperavam para entrar na instalação militar, após o intervalo de almoço. Ele teria detonado seu colete após policiais terem estranhado sua presença.

Shah Marai-01.fev.2016/AFP
Forças de segurança afegãs cercam local onde homem-bomba se explodiu em Cabul nesta segunda
Forças de segurança afegãs cercam local onde homem-bomba se explodiu em Cabul

02.mar.2016

O Taleban ataca o Consulado da Índia em Jalalabad, matando quatro afegãos.

19.abr.2016

Em um dos ataques mais violentos em Cabul, um homem-bomba apoiado por militantes fortemente armados mata 64 pessoas e fere 347. Dezenas de casas de civis, lojas e vários prédios do governo foram danificados pela explosão. A facção anunciara uma semana antes uma "ofensiva de primavera".


Endereço da página:

Links no texto: