Folha de S. Paulo


Líder do Taleban é alvo de ataque dos EUA; morte não foi confirmada

Akhtar Mansour, líder do Taleban, foi alvo de uma operação aérea dos Estados Unidos em uma área remota da fronteira entre Afeganistão e Paquistão, anunciou o Pentágono neste sábado (21).

Não foi confirmada a morte do dirigente. No entanto, uma fonte do governo americano disse à agência Associated Press que tanto Mansour quanto um outro miliciano morreram no bombardeio por drone, em operação autorizada pelo presidente Barack Obama.

"Mansour era o líder do Taleban e estava ativamente envolvido no planejamento de atentados em Cabul [capital afegã] e em todo Afeganistão, sendo uma ameaça a civis, forças de segurança, nossos soldados e parceiros de coalizão", disse Peter Cook, porta-voz do Pentágono.

"Mansour vinha sendo um obstáculo para a paz e a reconciliação entre o governo do Afeganistão e o Taleban, proibindo líderes da milícia de participarem de negociações de paz que poderiam pôr fim ao conflito."

Reuters
Mullah Akhtar Mohammad Mansour, Taliban militants' new leader, is seen in this undated handout photograph by the Taliban. At the Taliban meeting this week where Mullah Akhtar Mohammad Mansour was named as the Islamist militant group's new head, several senior figures in the movement, including the son and brother of late leader Mullah Omar, walked out in protest. To match Exclusive AFGHANISTAN-TALIBAN/EXCLUSIVE REUTERS/Taliban Handout/Handout via ReutersATTENTION EDITORS - THIS PICTURE WAS PROVIDED BY A THIRD PARTY. REUTERS IS UNABLE TO INDEPENDENTLY VERIFY THE AUTHENTICITY, CONTENT, LOCATION OR DATE OF THIS IMAGE. THIS PICTURE IS DISTRIBUTED EXACTLY AS RECEIVED BY REUTERS, AS A SERVICE TO CLIENTS. FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS. TPX IMAGES OF THE DAY ORG XMIT: KAB01
Akhtar Mansour, em foto não datada

Com a reputação de pragmático, Akhtar Mansour assumiu formalmente o lugar do mulá (líder religioso) Mohammed Omar em julho do ano passado.

Na prática, Mansour já dirigia o Taleban desde a morte de Omar, em 2013. No entanto, segundo analistas, ele carecia da aura religiosa de seu antecessor, enfraquecendo sua legitimidade frente aos militantes de base.

Sua escolha para a chefia da milícia, longe de ser unânime, foi objeto de intenso debate —parte do grupo, incluindo membros da shura (a "assembleia de notáveis"), defendia que Yaqub, filho de Omar, assumisse o cargo.

TRAJETÓRIA

Mansour nasceu no início dos anos 1960 na província de Kandahar, região afegã conhecida por atividades pastoris que foi berço da rebelião taleban que mais tarde governou o Afeganistão de 1996 até 2001, quando ocorreu a invasão dos EUA no país.

As autoridades americanas acreditam que os atentados de 11 de Setembro foram tramados no Afeganistão por Osama bin Laden (da Al Qaeda, aliada do Taleban).

Mansour passou a maior parte de sua juventude no Paquistão. Ao longo dos anos, aprendeu a navegar entre os diferentes setores que compõem a facção, como a shura de Quetta (que dirige os membros do Taleban no Paquistão) e os representantes da milícia no Qatar.

Durante o governo taleban no Afeganistão, Mansour ocupou o cargo de ministro da Aviação Civil. Depois, foi apontado como responsável pelos assuntos militares e políticos da facção, trabalhando como braço-direito de Omar.


Endereço da página:

Links no texto: