Folha de S. Paulo


Peru investiga lavagem de dinheiro nas finanças da campanha de Keiko

Promotores do Peru investigam suspeitas de lavagem de dinheiro e outras potenciais irregularidades nas finanças de campanha de Keiko Fujimori. O anúncio veio dias antes do segundo turno da eleição presidencial, marcado para 5 de junho.

Filha do ex-ditador Alberto Fujimori, Keiko venceu com ampla margem o primeiro turno da disputa e enfrenta agora o ex-ministro da Economia Pedro Pablo Kuczynski.

Guadalupe Pardo-03.abr.2016/Reuters
Peru's presidential candidate Keiko Fujimori gestures as she arrives for a presidential debate in Lima, Peru, April 3, 2016. REUTERS/Guadalupe Pardo ORG XMIT: LIM14
Keiko Fujimori cumprimenta presentes ao chegar para debate presidencial em Lima, no Peru

A unidade de lavagem de dinheiro da Promotoria Geral investiga doações de campanha feitas ao partido de Keiko, o centro-direita Força Popular, em dois eventos de arrecadação. Investiga também a compra de um terreno pelo marido da candidata.

Keiko negou qualquer irregularidade e disse ser vítima de uma campanha difamatória.

"Eu acho interessante que esse tipo de relatório tenha sido divulgado duas semanas antes da eleição presidencial", disse a candidata. "Nós sabemos que haverá mais alegações e mentiras. Eu peço que os peruanos não acreditem nelas."

Keiko tem tido dificuldade de se distanciar da corrupção ampla do governo de seu pai (1990-2000). Fujimori cumpre pena de 25 anos de prisão por corrupção e violação dos direitos humanos.

O procurador-geral Pablo Sanchez disse que uma investigação com prazo de 60 dias foi aberta em março por pedido de um advogado e foi estendida este mês.

"É uma investigação preliminar que pode ou não chegar a um estágio preparatório para a apresentação da denúncia", disse Sanchez. "Mais evidência é necessária para tomar uma decisão."

O inquérito ocorre em meio a alegações de que Keiko tem ligação com fundos ilegais.

Um de seus principais assessores renunciou na quarta-feira (18) depois que a Univision divulgou que ele estava sob investigação de lavagem de dinheiro pela DEA, a agência de combate a tráfico de drogas dos EUA.

Sanchez disse que não pode dar mais detalhes sobre a investigação por estar em andamento.


Endereço da página:

Links no texto: