Folha de S. Paulo


Trump e Sanders ganham US$ 20 mi com venda de bonés e camisetas

Os partidários dos pré-candidatos à Presidência dos Estados Unidos Donald Trump e Bernie Sanders podem ocupar extremos opostos do espectro político, mas têm uma coisa em comum: uma fome sem precedentes por mercadorias de campanha.

Até o momento, os fãs do bilionário republicano Trump e do democrata Sanders adquiriram quase US$ 20 milhões (quase R$ 70,5 milhões) em bonés, camisetas, adesivos e outras mercadorias de campanha, de acordo com dirigentes de campanha, um montante que outros especialistas políticos calculam seja recorde para uma eleição presidencial.

As vendas revelam profunda paixão pelos candidatos à Casa Branca de parte de alguns eleitores, mas podem também significar um ganho de importância para as mercadorias como fonte de verbas em futuras disputas, disse Laura Ries, presidente da consultoria de Ries & Ries.

Jewel Samad/AFP
Camiseta com desenho representando Donald Trump é vendida em Atlantic City, Nova Jersey
Camiseta com desenho representando Donald Trump é vendida em Atlantic City, Nova Jersey

"Estou certa de que isso é algo que veremos com mais frequência. Mercadorias são uma grande maneira de difundir uma mensagem, envolver as pessoas e arrecadar dinheiro", disse.

Entre as ofertas de Trump, agora o único candidato que resta à nomeação republicana, há camisetas com lemas como "Team Trump" e "New York Values", chapéus com o slogan "Make America Great Again" e um suéter "canino presidencial" para os animais de estimação dos eleitores.

A loja de campanha de Sanders, que se descreve como democrata socialista e prometeu reprimir Wall Street e corrigir as desigualdades sociais, têm canecas com o lema "Feel the Bern", camisetas com slogans como "una-se à revolução política AGORA" e um babador para bebê com o lema "Babies for Bernie".

Hillary Clinton, que as projeções indicam deva superar Sanders e se tornar a candidata do Partido Democrata para a eleição de 8 de novembro, mantém uma operação muito menor de venda de mercadorias de campanha.

"Hillary está muito adiante nas pesquisas, mas em termos de entusiasmo dos eleitores, está defasada", disse Ries. "Não há muita gente que queira usar uma camiseta de sua campanha."

CAMISETAS E CANECAS

A campanha de Sanders arrecadou cerca de US$ 12,8 milhões em receita bruta com venda de materiais de campanha, o que responde por cerca de 7% do total arrecadado em contribuições individuais até o momento, de acordo com Kenneth Pennington, o diretor digital da campanha.

Ele afirmou que 800 mil itens individuais haviam sido vendidos pela organização de campanha desde que ela foi lançada, no ano passado, entre os quais 207 mil camisetas e 44 mil canecas.

Os produtos tiveram custo de fabricação de US$ 8,5 milhões para a campanha, o que representa cerca de 5% de seu dispêndio até o momento, de acordo com dados oficiais fornecidos às autoridades federais, o que significa que a receita líquida da campanha com mercadorias é de cerca de US$ 4,3 milhões.

O fabricante primário de mercadorias é a Tigereye Promotions, do Ohio.

A prestação de contas de campanha não requer que os candidatos reportem como item separado o faturamento com a venda de mercadorias.

A operação de venda de mercadorias de Trump é menor que a de Sanders, mas ainda bem grande. O incorporador de imóveis até agora bancou sua campanha à Casa Branca principalmente com dinheiro pessoal, mas sua organização de campanha já arrecadou mais de US$ 6 milhões brutos com a venda de produtos e roupas com a marca de Trump, o que responde pela "maioria" das contribuições individuais de campanha, de acordo com a porta-voz Hope Hicks.

"A venda de produtos oficiais de campanha foi extremamente bem-sucedida", disse.

Jason Redmond/AFP
Camisetas do democrata Bernie Sanders são vendidas durante comício eleitoral em Seattle
Camisetas do democrata Bernie Sanders são vendidas durante comício eleitoral em Seattle

A produção dessas mercadorias custou mais de US$ 4,7 milhões à campanha. Entre os fabricantes mais usados estavam a Cali-Fame, da Califórnia, e a Ace Specialties, da Louisiana, de acordo com a prestação de contas de campanha às autoridades federais.

O dono da Ace Specialties, Christl Mahfouz, é membro do conselho da fundação do filho de Trump, a Eric Trump Foundation, que arrecada dinheiro para crianças que sofrem de doenças terminais.

A campanha de Hillary, enquanto isso, gastou apenas US$ 1,4 milhão na fabricação de mercadorias, até agora, de acordo com os registros oficiais. Não foram localizados dirigentes da campanha para comentar de imediato sobre o montante arrecadado com a venda de mercadorias.

"Creio que veremos mais mercadorias, para Hillary, quando ela tentar conquistar os simpatizantes de Bernie durante a eleição geral", disse Karen Post, consultora de marca e autora de "Brand Turnaround". "Você conhece algum jovem que não ame camisetas?"

Os gastos de Trump e Sanders com mercadoria este ano são muito mais altos que os registrados em eleições anteriores.

Quando candidato à Presidência, Barack Obama, visto como um dos candidatos com melhor trabalho de marca na histórica política recente dos EUA, gastou apenas US$ 1,3 milhão em camisetas, pôsteres e adesivos na sua primeira campanha, em 2008, quando galvanizou o eleitorado com sua mensagem central de esperança e mudança, e seu logotipo que mostrava um sol nascendo.

Obama gastou menos de US$ 70 mil em mercadorias em sua campanha de reeleição diante do republicano Mitt Romney em 2012. Romney, por sua vez, gastou US$ 3,4 milhões em mercadorias promocionais de sua candidatura, de acordo com a prestação de contas de sua campanha.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Endereço da página:

Links no texto: