Folha de S. Paulo


Donald Trump e Bernie Sanders vencem prévias na Virgínia Ocidental

Sem mais concorrentes, Donald Trump venceu as primárias republicanas desta terça (10) na Virgínia Ocidental. Do lado democrata, Bernie Sanders ficou em primeiro, apesar de não ter mais chances de derrotar Hillary Clinton.

Com 71% dos votos apurados, Trump tinha 76,2% dos votos, contra 9,2% do senador ultraconservador Ted Cruz e 7,1% do governador de Ohio, John Kasich. Os dois desistiram há uma semana depois das prévias em Indiana.

O magnata também foi o vencedor das primárias em Nebraska, onde 55% dos votos foram apurados e Trump ganha com 51,1% dos votos, contra 18,8% de Cruz e 11,5 de Kasich. Os democratas do Estado votaram em 5 de março.

Em comunicado, Trump agradeceu pelas vitórias e disse que a campanha nos Estados foi "uma experiência maravilhosa e esclarecedora". "Aprendi muito e este conhecimento vou usar bem em prol da criação de negócios, empregos e no fortalecimento de nossa economia".

Desse modo, as primárias foram feitas na Virgínia Ocidental e em Nebraska confirmam apenas o número de delegados que Trump ganhará. No caso do segundo, ele recebe todos os 36 representantes para a convenção do partido.

Eleições nos EUA

Já na Virgínia Ocidental, os delegados que vão representar Trump serão definidos por votação direta, conforme decisão dos eleitores de cada distrito —são 34 delegados em jogo. Até o momento a divisão ainda não foi confirmada.

Com a contagem até o momento, o magnata consegue 1.107 delegados e fica mais próximo dos 1.237 representantes necessários para que sua candidatura seja referendada na Convenção Republicana, entre 18 e 21 de julho.

Ainda faltam primárias em sete Estados, dentre eles a Califórnia, que garante 172 delegados no método "o vencedor leva todos". Com isso, são pequenas as chances de que o republicano não seja oficializado.

DEMOCRATAS

Para os democratas, embora sem chances matemáticas de alcançar Hillary Clinton, Bernie Sanders voltou a vencer aumentando a pressão para levar a ex-secretária de Estado a aceitar algumas de suas propostas.

Com 71% dos votos apurados, o senador por Vermont tinha 51,1% dos votos, contra 36,3% da virtual candidata à sucessão de Barack Obama. Virgínia Ocidental oferece 37 delegados para os candidatos em votação proporcional.

Max Whittaker/Reuters
O pré-candidato democrata à Casa Branca Bernie Sanders faz discurso em Stockton, na Califórnia
O pré-candidato democrata à Casa Branca Bernie Sanders faz discurso em Stockton, na Califórnia

Em discurso durante um comício em Salem, no Oregon, Sanders destacou que venceu em 19 Estados e que continuará a fazer campanha, apesar das chances diminutas de vencer a nomeação democrata.

Ele admitiu a dificuldade, mas disse já estar acostumado a subir montanhas. "Deixe-me ser bastante claro, estamos em campanha para obter a nomeação democrata para a Presidência. Vamos brigar até o último voto".

Até o momento, no entanto, não foi definida por completo a divisão dos representantes. Dos 24 distritos em que já se escolheram os delegados, 16 foram para Bernie Sanders e 11 para Hillary Clinton.

Dessa forma, o placar da disputa entre os dois fica em 2.239 para a ex-secretária de Estado e 1.469 para o senador. São necessários 2.382 delegados para que seja referendada a candidatura à Presidência.


Endereço da página:

Links no texto: