Folha de S. Paulo


Israel faz ataques aéreos na faixa de Gaza pelo quarto dia seguido

A aviação de Israel atacou na manhã deste sábado posições do movimento Hamas no sul da faixa de Gaza, em resposta ao disparo de um foguete do enclave palestino contra o território hebreu, informou o Exército do país.

"Hoje cedo (...) foi disparado um foguete da Faixa de Gaza contra o sul de Israel", revelou o Exército. "Em resposta (...), a aviação atacou duas infraestruturas terroristas do Hamas no sul" do enclave palestino.

Na sexta-feira, Israel realizou vários ataques aéreos contra a faixa de Gaza, reagindo a disparos de morteiro do Hamas.

A aviação israelense bombardeou, na sexta, o norte e o sul da faixa de Gaza, território controlado pelo Hamas, respondendo aos tiros de morteiro contra seus soldados mobilizados na fronteira.

Os aviões bombardearam inicialmente Beit Lahya, no norte, e depois várias posições utilizadas por grupos armados em Juzaa, no sul, segundo testemunhas.

Os enfrentamentos, que entram em seu quarto dia consecutivo, são os mais graves desde o conflito devastador na Faixa de Gaza em 2014, que terminou com um frágil cessar-fogo.

Entre junho e agosto de 2014, israelenses e palestinos se enfrentaram na mais longa e devastadora das três guerras na Faixa de Gaza desde 2008.

Esta guerra provocou a morte de 2.251 pessoas: 2.178 do lado palestino, a grande maioria civis, e 73 do lado israelense, sendo 67 soldados.

Said Khatib/AFP
Smoke rises following an Israeli air strike in Rafah, in the southern Gaza Strip, on May 5, 2016. Israeli warplanes struck four new Hamas positions in the southern Gaza Strip, as a flare-up continued to threaten a 2014 ceasefire agreement. / AFP PHOTO / SAID KHATIB ORG XMIT: SK1813
Fumaça sobe após ataque aéreo a Rafah, no sul da faixa de Gaza, na quinta (5)

Endereço da página: