Folha de S. Paulo


Líder da Câmara dos EUA e família Bush descartam apoio a Trump

Virtual candidato republicano à Casa Branca após a desistência dos últimos dois rivais remanescentes, o bilionário Donald Trump soube nesta quinta-feira (5) que por enquanto não contará com o apoio do presidente da Câmara dos EUA, o republicano Paul Ryan. "Espero apoiar sua candidatura integralmente", disse Ryan em entrevista à CNN. "Neste momento, ainda não posso fazer isso", afirmou, argumentando que Trump ainda não compartilha de todos os valores do partido.

Na noite de quarta-feira (4), um porta-voz do ex-presidente republicano George W. Bush (2001-2009) afirmou ao jornal inglês "The Guardian" que ele não participaria da campanha de Trump -assim como o pai, o também ex-presidente George H. W. Bush (1989-1993), com 91 anos.

Em resposta ao presidente da Câmara, Trump disse "não estar pronto para apoiar a agenda de Paul Ryan". "Talvez no futuro possamos trabalhar juntos e chegar a um consenso sobre o que é melhor para o povo americano", afirmou.

A falta de endosso de Ryan e da família Bush mostra que persiste a desconfiança de integrantes da cúpula republicana com a candidatura de Trump, apesar de não haver mais obstáculos reais para que ele consiga os 1.237 delegados necessários para ser nomeado o candidato do partido.

Trump já possui 1.053, derrubou todos os 16 adversários internos e está a caminho de se tornar o pré-candidato mais votado na história das prévias republicanas. Conquistou até aqui 10,6 milhões de votos -ainda falta um mês para o fim das prévias, em 7 de junho, quando vota a Califórnia, Estado mais populoso do país.

Spencer Platt/Getty Images/AFP
NEW YORK, NY - MAY 03: Republican presidential front runner Donald Trump speaks to supporters and the media at Trump Tower in Manhattan following his victory in the Indiana primary on May 03, 2016 in New York, New York. Trump beat rival Ted Cruz decisively in a contest that many analysts believe was the last chance for any other Republican candidate to catch Trump in the delegate count. Spencer Platt/Getty Images/AFP == FOR NEWSPAPERS, INTERNET, TELCOS & TELEVISION USE ONLY ==
Donald Trump discursa após vencer prévia no Estado de Indiana

O CNR (Comitê Nacional Republicano) tentou minimizar a divergência entre Trump e Ryan. A porta-voz Lindsay Walters afirmou que o CNR "respeita a opinião de Ryan e acredita que até o fim das prévias haverá tempo de se unir". "Só um Partido Republicano unido será capaz de bater Hillary Clinton", disse o comitê, referindo-se à ex-primeira-dama democrata, muito próxima de conseguir os delegados necessários para vencer Bernie Sanders e ser a candidata do partido à Casa Branca.

Parte do comando do partido defende unir a legenda para tirar os democratas do poder. Dois ex-presidenciáveis, Mitt Romney e John McCain, integram esse grupo, mas sem descer totalmente do muro: descartam ir à convenção do partido, em julho, que deve ungir Trump candidato.

O bilionário terá de convencer os próprios colegas de partido e ainda superar uma taxa de rejeição atualmente de 53%, índice recorde entre candidatos republicanos.


Endereço da página:

Links no texto: