Folha de S. Paulo


Cinco anos depois, CIA reconta no Twitter captura de Bin Laden

Associated Press
FILE - This undated file photo shows al Qaida leader Osama bin Laden in Afghanistan. U.S. intelligence officials have released more than 100 documents seized in the raid on Osama bin Laden’s compound, including a loving letter to his wife and a job application for his terrorist network. The Office of the Director of National Intelligence says the papers were taken in the Navy SEALs raid that killed bin Laden in Pakistan in 2011. (AP Photo, File) ORG XMIT: WX112
Imagem sem data mostra Osama bin Laden no Afeganistão

Cinco anos depois da morte de Osama bin Laden no ataque militar contra sua casa no Paquistão, a CIA lembrou a data com um relato da operação no Twitter.

"Para destacar o quinto aniversário da operação Osama bin Laden em Abbottabad, vamos relatar a incursão com tuítes como se estivesse ocorrendo hoje", escreveu a agência em sua conta da rede social, @CIA, neste domingo (1º).

Sob a hashtag #UBLRaid, a agência publicou uma série de tuítes sobre o desenrolar da operação na noite de 1º de maio de 2011, entre eles um com a famosa foto do presidente Barack Obama após a operação, junto a funcionários americanos de alto escalão, na sala de crise da Casa Branca, a chamada "situation room".

Obama durante operação para pegar Bin Laden

"1:51 PM EDT - Helicópteros decolam do Afeganistão em direção a Abbottabad no Paquistão #UBLRaid", descreveu um dos tuítes.

"3:30 PM EDT - 2 helicópteros aterrissam sobre o complexo em Abbottabad no Paquistão. 1 se acidenta, mas o ataque continua sem atrasos ou feridos #UBLRaid."

Minutos mais tarde: "3:39 PM EDT - Osama bin Laden encontrado no terceiro andar e morto #UBLRaid".

CRÍTICAS

O relato da CIA gerou diversas reações na rede social, nem todas positivas.

"@CIA Relataremos Hiroshima em 6 de agosto também?", perguntou o usuário Kris Knight.

"Não têm coisas mais importantes para fazer, como capturar pessoas más, ou invadir secretamente nossa privacidade, ou algo assim?", tuitou Amber V.

Mas outros aprovaram a iniciativa de comunicação da CIA.

"Ao ler o relato da @CIA no Twitter #UBLRaid hoje, me lembrei de como estou orgulhoso dos homens e das mulheres que fazem o que fazem. Obrigado", escreveu o usuário Toby Knapp.

EI

Desde que apareceu no Twitter, em fevereiro de 2014, a agência de inteligência americana publicou 1.662 tuítes e acumulou 1,33 milhão de seguidores.

"Somos a primeira linha de defesa da nação. Conseguimos o que outros não podem conseguir e vamos onde outros não podem ir", escreve a agência em sua apresentação na rede social.

Em meio ao relato no Twitter, o diretor da CIA, John Brennan, disse que a eliminação do líder do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), Abu Bakr al Bagdadi, teria um grande impacto.

"Destruímos uma grande parte da Al-Qaeda. Não foi completamente eliminada. Portanto devemos seguir atentos ao que se pode fazer. Agora, com o novo fenômeno do EI, isso será um desafio", advertiu Brennan no canal de televisão americano NBC.

Quando o jornalista do programa perguntou se o líder do grupo EI havia se tornado tão importante quanto Bin Laden foi em certa época, o chefe do serviço de inteligência respondeu: "É importante, e vamos destruir o EI, não há nenhuma dúvida".

"Se pegarmos Bagdadi, acredito que isso terá um grande impacto na organização. E será sentido por eles", concluiu Brennan.


Endereço da página:

Links no texto: