Folha de S. Paulo


Bélgica identifica "homem do chapéu" de atentado em aeroporto

AFP
A picture released on March 22, 2016 by the belgian federal police on demand of the Federal prosecutor shows a screengrab of the airport CCTV camera showing three suspects of this morning's attacks at Brussels Airport, in Zaventem. Two explosions in the departure hall of Brussels Airport this morning took the lives of 14 people, 81 got injured. Government sources speak of a terrorist attack. The terrorist threat level has been heightened to four across the country. / AFP PHOTO / BELGIAN FEDERAL POLICE / - / RESTRICTED TO EDITORIAL USE - MANDATORY CREDIT
Imagem dos três suspeitos de envolvimento nos ataques ao aeroporto de Bruxelas em 22 de março

Após quase três semanas de intensa busca, promotores da Bélgica anunciaram neste sábado (9) ter identificado o "homem do chapéu", apontado como participante do atentado no aeroporto de Bruxelas em 22 de março.

O suspeito aparece ao lado dos dois terroristas suicidas em imagens de câmeras de segurança do terminal.

As explosões, coordenadas com a ação de um homem-bomba em um vagão de metrô, deixaram ao menos 32 mortos e mais de 270 feridos.

Divulgação/Police Fédérale Belge
Mohamed Abrini, 30, que pode ter levado Salah Abdeslam a Paris para os atentados Crédito: Divulgação/Police Fédérale Belge
Imagens de Abrini captadas pela câmera do posto de gasolina em Ressons, no norte da França

Em nota, o Ministério Público Federal da Bélgica disse que Mohamed Abrini, detido na última sexta (8), confessou ser o homem no vídeo. "Nós o confrontamos com evidências e imagens em vídeo. Ele teve que admitir que era ele", disse o porta-voz da Promotoria.

Abrini era alvo de ordem de prisão desde 24 de novembro. Ele era o segundo homem mais procurado após os atentados de 13 de novembro que mataram 130 em Paris.

Os investigadores suspeitam que Abrini tenha viajado de carro de Bruxelas a Paris duas vezes, em 10 e 11 de novembro, com Salah Abdeslam, sobrevivente dos grupos que atacaram a capital francesa, e seu irmão Brahim, um dos homens-bomba de Paris.

Abrini foi flagrado pela câmera de um posto de gasolina no norte da França durante o percurso de carro. Segundo a Procuradoria belga, Abdeslam, Abrini e Brahim alugaram os esconderijos usados pelos terroristas.

A revelação de que um suspeito de envolvimento nos atentados em Paris escoltou os homens-bomba no aeroporto de Bruxelas é mais um indício de que os criminosos dos dois casos estão ligados.

Em 25 de março, um dos homens-bomba que explodiu no aeroporto belga, Najim Laachraoui, foi citado pela polícia como responsável por confeccionar os coletes com explosivos usados em Paris.

Além de Abrini, a Justiça belga acusou outros três homens neste sábado dos atentados no aeroporto e na estação de metrô de Maelbeek.

Segundo as autoridades, o chapéu que Abrini usava e que lhe rendeu a alcunha foi vendido depois da ação.

Como Abdeslam, detido desde 18 de março em Bruges à espera da extradição para a França, Abrini cresceu no subúrbio de Molenbeek, em Bruxelas, que concentra a comunidade islâmica local e também jovens radicalizados.


Endereço da página:

Links no texto: