Folha de S. Paulo


Cinco imigrantes morrem afogados na costa grega

Cinco imigrantes, entre eles uma criança, se afogaram na manhã deste sábado (9) no mar Egeu, em frente à ilha grega de Samos, após a embarcação, procedente da Turquia, virar, segundo a guarda costeira.

"No total, cinco pessoas estão sãs e salvas, mas pelo menos outras cinco morreram, um menino e quatro mulheres, após o naufrágio de seu barco de plástico de 3,5 m de comprimento", informou à AFP um porta-voz da guarda costeira.

Atualmente, a costa está sendo monitorada em busca de eventuais desaparecidos. As autoridades ainda não confirmaram a quantidade imigrantes que viajava na embarcação.

Apesar dos esforços da União Europeia de conter o fluxo migratório, segue havendo naufrágios no mar Egeu, entre Grécia e Turquia.

O naufrágio anterior em águas gregas do Egeu aconteceu em 14 de março e nele oito pessoas desapareceram nas imediações da ilha de Kos.

Segundo dados da Organização Internacional de Migrações (OIM), mais de 140 mil pessoas chegaram à Grécia procedentes da Turquia desde 1º de janeiro e outras 418 faleceram.

De acordo com um relatório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), publicado em meados de fevereiro, "duas crianças morreram afogadas desde setembro de 2015, ao tentar atravessar o Mediterrâneo oriental com suas famílias, e o número de mortes crianças continua a aumentar ".

Desde setembro passado, "quando a morte trágica do menino cuso Aylan comoveu o mundo inteiro, mais de 340 crianças, muitos deles bebês ou crianças pequenas, morreram no leste do Mediterrâneo", destaca o documento.


Endereço da página: