Folha de S. Paulo


"Se divirtam", diz Trump sobre conflito entre Japão e Coreia do Norte

O pré-candidato republicano Donald Trump afirmou neste sábado (2) que os EUA não podem ser os policiais do mundo e deixou um recado sobre a hipótese de um conflito entre Japão e Coreia do Norte: "Boa sorte e divirtam-se".

O republicano atraiu duras críticas, inclusive do presidente Barack Obama, ao declarar em entrevista ao jornal "The New York Times", divulgada na semana passada, que estaria aberto a permitir que o Japão e a Coreia do Sul construíssem seus próprios arsenais nucleares para não depender dos EUA na proteção contra a Coreia do Norte e a China, ambas nações com armamento nuclear.

Em evento de campanha em Wisconsin, no sábado, ele retomou o assunto e disse que preferiria que o Japão não construísse um arsenal nuclear, "mas não vou continuar perdendo essa quantidade tremenda de dinheiro".

"E francamente, poderíamos defender a tese de que os deixemos se protegerem contra a Coreia do Norte. Eles provavelmente destruiriam [a Coreia do Norte] bem rápido", continuou o empresário.

Trump reconheceu que um conflito entre Japão e Coreia do Norte seria "algo terrível", mas preferiu se centrar no lado financeiro da questão.

"Se eles lutassem seria terrível, não? Mas se eles o fizerem, que seja. Boa sorte, caras, se divirtam", disse. "Nós não podemos ser os policiais do mundo e ter uma dívida de US$ 19 trilhões indo para US$ 21 trilhões. Estamos sentando em uma bolha que vai explodir e nós vamos todos acabar vocês sabem onde."

O republicano reclamou ainda dos gastos com a manutenção de 28 mil soldados americanos na Coreia do Sul em apoio à coalizão comandada pela ONU para manter a trégua com a Coreia do Norte.

Ele disse que é um esforço "para deter um maníaco", em referência ao ditador norte-coreano Kim Jong-un —que no mesmo dia anunciou um teste bem-sucedido de um sistema antiaéreo.

"O que nós ganhamos com isso?", questionou. "É hora de as outras pessoas pararem de olhar para nós como pessoas estúpidas."


Endereço da página:

Links no texto: