Folha de S. Paulo


Azerbaijão declara trégua após 2º dia de confrontos com Armênia

Associated Press
Imagem de vídeo mostra carro atingido durante confrontos em Nagorno-Garabagh
Imagem de vídeo mostra carro atingido durante confrontos em Nagorno-Garabagh

O Ministério de Defesa do Azerbaijão decretou neste domingo (3) uma trégua unilateral na região separatista de Nagorno-Garabagh. A região, que dica dentro do território azeri e é ocupada por tropas armênias, foi cenário de um segundo dia de confrontos neste domingo (3).

Em comunicado, o ministério azeri diz que o cessar-fogo atende aos pedidos de organizações internacionais. Mas alertou que, se as forças armênias não desistirem da ofensiva, o Exército azeri liberará todos os territórios ocupados. O Azerbaijão afirma que a ocupação armênia corresponde a 20% de seu território, não só em Nagorno-Garabagh como em outras sete regiões adjacentes.

O governo azeri afirmou no sábado (2) que 12 de seus soldados morreram e que mais de cem militares armênios foram mortos ou feridos. O governo armênio afirmou que 18 de seus militares morreram. Já o representante do governo de Nagorno-Garabagh disse que um menino de 12 anos foi morto nos ataques das forças do Azerbaijão.

AFP
Casas danificadas pelos conflitos, segundo imagens divulgadas pelo governo separatista de Nagorno-Garabagh
Imagem divulgada pelo governo separatista de Nagorno-Garabagh mostra o que seriam casas danificadas pelos conflitos

Neste domingo, o Azerbaijão afirmou que postos militares e áreas civis foram atacadas durante a madrugada. Já o Ministério de Defesa de Nagorno-Garabagh disse que as tropas azeris usaram foguetes e artilharia contra a região.

A região de Nagorno-Garabagh foi o centro de uma guerra entre os dois países que deixou cerca de 30 mil mortos e se estendeu de 1988 até 1994, quando uma trégua foi assinada.

O território fica dentro do Azerbaijão, mas foi declarado um Estado independente e ficou sob controle de militares armênios e separatistas apoiados pelo governo armênio.

As negociações, que contaram com apoio russo, fracassaram em obter um acordo formal de paz e a disputa é considerada um dos "conflitos congelados" da Europa pós-soviética.

AFP
Imagem divulgada pelo governo separatista de Nagorno-Garabagh mostra o que seria um tanque armênio na região
Imagem divulgada pelo governo separatista de Nagorno-Garabagh mostra o que seria um tanque armênio na região

Endereço da página:

Links no texto: