Folha de S. Paulo


Argentina anuncia aumento de 100% no transporte público de Buenos Aires

O governo da Argentina anunciou nesta quinta-feira (31) que vai dobrar as tarifas de ônibus e trens da Grande Buenos Aires. Esta é mais uma medida do pacote de reajustes de preços de serviços públicos básicos do presidente Mauricio Macri.

O tarifaço começou no fim de janeiro, quando foi anunciado um aumento de até 500% na energia elétrica. O governo Macri, de centro-direita, atribui os aumentos à inflação no período e aos subsídios concedidos pelos seus antecessores, Néstor e Cristina Kirchner (2003-2015).

Xinhua -30.mar.2016
Presidente da Argentina, Mauricio Macri (centro), reúne-se com delegação da União Europeia
Presidente da Argentina, Mauricio Macri (centro), reúne-se com delegação da União Europeia

A partir de 8 de abril, a seção mais barata dos ônibus da região metropolitana de Buenos Aires passará de 3 pesos (cerca de R$ 0,75) para 6 pesos. O mesmo acontecerá nos trens, em que o trecho mais barato avança de 1,10 peso (R$ 0,27) para 2 pesos.

Em Buenos Aires, não há tarifa única para os dois transportes –o preço da passagem varia conforme o trajeto. Em junho, será a vez de o metrô, administrado pela chefia de governo da cidade, passar de 5 para 7,50 pesos.

Apesar do aumento, aposentados, beneficiários de programas sociais e outros terão direito à tarifa social, 55% mais barata que a normal.

Nesta sexta (1º), quando Macri estará nos Estados Unidos na Cúpula de Segurança Nuclear, seu governo deve fazer mais alguns anúncios desagradáveis. Os preços dos serviços de água e gás deverão ter altas de 500% e 300%, respectivamente.

Apesar de os valores serem baixos em relação a outras cidades argentinas e sul-americanas, os aumentos desagradam a população. O funcionário de companhia de limpeza Ezequiel Viñales, 26, reclamava ao esperar o ônibus para ir para casa no fim da tarde de quinta.

"Dói pagar mais. E o dinheiro só aumenta no bolso dos políticos", disse ele, que não recebe auxílio transporte da empresa e gasta 7 pesos por dia de passagem.

INFLAÇÃO

O reajustes vão impactar na inflação do país, que apenas em março deverá ficar entre 2,5% e 3,5%, de acordo com diferentes consultorias. Para o acumulado dos últimos 12 meses, as estimativas variam de 32% a 35% ""a meta para 2016 é de 25%.

O governo afirma que sua intenção com o aumento acelerado de preços é reduzir o gasto com subsídios e, com ele, o deficit fiscal. Macri quer terminar seu mandato, em 2019, com um deficit de 0,9% do PIB, contra 7,1% registrado no ano passado.

A retirada dos subsídios era uma das propostas do presidente durante a campanha eleitoral em 2015.

O economista Aldo Pignanelli, presidente do Banco Central do país em 2002, concorda que é necessário diminuir os auxílios financeiros concedidos pelo Estado para segurar o deficit fiscal.

Ele diz, no entanto, que seria melhor cortá-los de uma forma mais gradual para o consumidor não ser tão prejudicado."Mas o governo quer acelerar os ajustes agora para ter uma inflação mais controlada no segundo semestre", disse à Folha.

O ministro de Transportes, Guillermo Dietrich, afirmou que o Estado continuará pagando uma parte das tarifas de ônibus e que, se o subsídio fosse retirado por completo, elas custariam 13 pesos.

"Nenhum de nós gosta de anunciar aumentos. No caso dos ônibus, o valor da tarifa não mudava desde junho de 2014 e todos conhecem a inflação dos últimos anos", disse em entrevista coletiva.

Para tentar amenizar as críticas, Dietrich anunciou um investimento no transporte público de 5 bilhões de pesos nos próximos 15 meses.


Endereço da página:

Links no texto: