Folha de S. Paulo


Homem é preso após sequestrar avião da EgyptAir; todos reféns foram soltos

Yiannis Kourtoglou/Reuters
Polícia do Chipre isola parte do aeroporto onde está pousada aeronave da EgyptAir sequestrada
Polícia do Chipre isola parte do aeroporto onde pousou aeronave da EgyptAir sequestrada

Um avião da companhia aérea EgyptAir viajando entre Alexandria e Cairo foi sequestrado na manhã desta terça-feira (29). Desviada de sua rota, a aeronave pousou em Chipre, entre receios de um novo atentado na região.

Horas depois, o Ministério das Relações Exteriores do Chipre anunciou em sua conta oficial no Twitter que o sequestrador havia sido detido. Suas motivações, porém, ainda são desconhecidas.

Segundo o governo do Chipre, o sequestro do avião MS181 não está relacionado ao terrorismo. O primeiro-ministro egípcio afirmou à imprensa que o sequestrador, de nacionalidade egípcia, pediu para reunir-se com representantes da União Europeia e para deslocar-se a outro aeroporto, mas ele não fez exigências específicas.

Um representante da chancelaria do Chipre afirmou, também, que o autor do sequestro do avião é "psicologicamente instável".

O sequestrador, identificado pelas autoridades do Chipre e do Egito como Seif Eldin Mustafa, teria ameaçado o avião com explosivos – cuja existência, por ora, não foi confirmada. Uma fotografia circulou na internet, durante o dia, mostrando um suposto cinturão com explosivos.

Em seu Twitter, a EgyptAir disse que todas as 72 pessoas que estavam na aeronave, sendo 56 delas passageiros, foram libertadas.

DESINFORMAÇÃO

Durante a crise, as informações divulgadas pelas autoridades eram desencontradas. O nome do sequestrador, por exemplo, foi erroneamente divulgado como Ibrahim Samada. O próprio Samada mais tarde desmentiu ser o autor do sequestro.

Também foi reportado por uma rádio do Chipre que o sequestrador tinha razões pessoais para a tomada do avião, pois sua ex-mulher mora no país. Ele teria pedido que uma carta escrita em árabe fosse entregue a ela.

Yiannis Kourtoglou-29-mar.16/Reuters
Pessoas não identificadas deixam o avião MS181, que foi sequestrado nesta terça-feira (29)
Pessoas não identificadas deixam o avião MS181, que foi sequestrado nesta terça-feira (29)

A mídia local também informou, paralelamente, haver motivação política no sequestro, citando uma suposta exigência para a soltura de prisioneiros no Egito.

No meio-tempo, o aeroporto de Lárnaca, no sul do Chipre, cancelou todos os pousos e decolagens ali.

A confusão entre as informações divulgadas pelo governo egípcio durante o dia reforçaram as dúvidas sobre os seus procedimentos de segurança em aeroportos.

Esse é o segundo incidente grave envolvendo aviões egípcios nos últimos meses. Em outubro de 2015, um avião explodiu na península do Sinai, em um atentado reivindicado pela organização terrorista Estado Islâmico, com saldo de 224 mortos.

O Egito, cuja economia depende do turismo, é afetado diretamente por esses ataques, sofrendo com a queda drástica no número de visitas ao país. Desde o atentado no Sinai, o país perdeu ao menos US$ 1,3 bilhão na receita da indústria turística.

Sequestro de avião no Egito


Endereço da página: