Folha de S. Paulo


Síria planeja reconstrução dos templos históricos de Palmira

O regime sírio tem planos de restaurar os monumentos históricos de Palmira assim que a cidade for completamente retomada das forças do Estado Islâmico, afirmou neste sábado (26) a autoridade de antiguidades do país.

Mamoun Abdelkarim disse que os templos da era romana serão reconstruídos "como uma mensagem contra o terrorismo".

Os militantes, que invadiram a cidade em maio, explodiram os templos de Baal Shamin e Bel, além de torres funerárias e o arco do triunfo, que resistia há 1.800 anos.

Sandra Auger-04.ago.2010/Reuters
Foto de 2010 mostra o Templo de Bel antes da destruição causada por militantes do Estado Islâmico
Foto de 2010 mostra o Templo de Bel antes da destruição causada por militantes do Estado Islâmico

"Nós vamos reconstruí-los com as pedras que restaram e com as colunas que sobraram. Nós vamos trazer a vida de volta à Palmira", disse.

RETOMADA

As forças sírias lançaram uma ofensiva para retomar Palmira no início deste mês, com apoio das tropas russas, país aliado do ditador sírio, Bashar al-Assad.

Neste sábado, as tropas avançaram por Al Amariya, no centro da cidade, após combates com militantes.

O Exército lançou ainda ofensivas em direção ao sul da cidade e há confrontos em bairros residenciais ao noroeste, segundo a agência oficial de notícias Sana.

Abdelkarim disse acreditar que a retomada completa de Palmira deve ocorrer nos próximos dias.

Ele afirmou também que imagens feitas recentemente por um drone mostram que muitas estruturas estão de pé. Entre elas, as paredes externas do Templo de Bel e o anfiteatro.

A real extensão dos danos, contudo, só poderá ser avaliada com uma inspeção nos locais históricos.

O país se prepara ainda, segundo Abdelkarim, para resgatar possíveis artefatos históricos roubados de locais de escavação e vendidos por militantes do Estado Islâmico para arrecadar dinheiro.


Endereço da página:

Links no texto: