Folha de S. Paulo


Destroço pode ser de avião desaparecido, diz Austrália

Adrien Barbier/AFP
(FILES) This file photo taken on March 3, 2016 shows Joao de Abreu, president of Mozambique's Civil Aviation Institute (IACM), holding a piece of suspected aircraft wreckage found off the east African coast of Mozambique at Mozambique's Civil Aviation Institute (IACM) in Maputo. Two pieces of debris found in Mozambique are
João de Abreu, presidente do Instituto de Aviação Civil de Moçambique, mostra peça encontrada no país

A Austrália confirmou nesta quarta-feira (23) que os destroços encontrados na costa de Moçambique no início do mês são 'muito provavelmente' do voo MH370 da Malaysia Airlines, que desapareceu em 8 de março de 2014 com 239 passageiros a bordo logo após decolar de Kuala Lumpur, na Malásia, com destino a Pequim.

Uma equipe da Malásia descobriu que os pedaços são compatíveis com painéis de um Boeing 777, mesmo modelo da aeronave que desapareceu, de acordo com o ministro para Infraestrutura e Transporte australiano, Darren Chester. "A análise concluiu que os destroços são muito provavelmente do voo MH370", disse ele. A Austrália coordena as investigações sobre o caso.

No início da semana, as peças chegaram ao país para serem examinadas por investigadores da Austrália e da Malásia e especialistas da Boeing e de universidades locais.

Os destroços foram encontrados na costa de Moçambique no início do mês por um aventureiro americano que realizava buscas independentes pela aeronave. Uma delas é um fragmento cinza com a inscrição "No Step" e a outra uma placa de metal de um metro.

Em julho do ano passado, um pedaço de asa foi encontrado na ilha francesa de Reunion, próximo à ilha de Madagascar, e mais tarde foi confirmado que a peça pertencia ao Boeing desaparecido.

A aeronave sumiu dos radares logo após decolar de Kuala Lumpur. Os investigadores acreditam que ela tenha voado por milhares de quilômetros até cair no oceano próximo à Austrália.


Endereço da página: