Folha de S. Paulo


Moradores de Bruxelas usam hashtags para encontrar abrigo após ataques

Se no primeiro momento os atentados desta terça-feira (22) em Bruxelas causaram pânico, a reação na Bélgica e fora do país foi de comoção e solidariedade.

Durante a tarde, uma das principais ruas do centro de Bruxelas, a Boulevard Anspach, onde fica a Bolsa de Valores, foi coberta por mensagens de apoio às vítimas dos ataques. Além de desenhos de corações e mensagens escritas com giz, flores foram deixadas no local. Entre os dizeres mais recorrentes estão "BXL Ma Belle" e "Paix!" ("Bruxelas, minha bela" e "paz!").

"Queremos paz, Bruxelas é um dos lugares que mais recebem migrantes na Europa. Ela é de todos, temos que lutar pela paz", bradava um jovem belga filmado pela TV local BFM.

Na internet, as hashtags #OpenHouse (casa aberta, em inglês) e #PorteOuverte (portas abertas, em francês) foram usadas para acolher pessoas que ficaram bloqueadas nas ruas sem ter como chegar em casa. Desde a manhã, a circulação de metrôs, ônibus e trens foi suspensa em toda a cidade.

Ataque em Bruxelas

"Tenho espaço livre na minha casa em Bruxelas caso esteja bloqueado nesta noite. Só não pode ser alérgico a gatos", escreveu uma garota chamada Melissa. Em outra publicação, Fanny elogia a iniciativa: "É belo rever esta hashtag indo ao ar de novo rapidamente". A hashtag foi usada pela primeira vez após os atentados de 13 de novembro do ano passado, em Paris.

Após as 16h (horário local) foram reabertas as principais estações de trens que ligam Bruxelas a outras cidades do país e do exterior. Porém, as ruas seguem fechadas pela polícia nas regiões da estação de metrô Malbeek, atingida por uma das bombas, e em outros bairros onde ocorrem blitz policiais, como Moleenbek e Schaerbeek.

Um centro de crise foi montado pelas autoridades locais para acolher os moradores dessas regiões, já que não está claro quanto tempo ainda vão durar as operações.

Os dois principais jornais da Bélgica, "Le Soir" e "De Standaard", associaram-se para publicar testemunhos e mensagens de solidariedade do povo belga. O mote da campanha é "Il faut tenir bon" (precisamos permanecer firmes).

Da mesma forma como ocorreu após os atentados ao semanário satírico "Charlie Hebdo", em janeiro do ano passado, em Paris, cartunistas franceses renomados, como Plantu e Joann Sfar, fizeram desenhos em solidariedade às vítimas dos atentados em Bruxelas.

Diversas cidades prestaram homenagens às vítimas dos atentados em Bruxelas. Em Berlim, o portão de Brandenburgo foi iluminado com as cores da bandeira belga, enquanto em Paris, a praça da República recebeu flores e a Torre Eiffel foi iluminada de vermelho, amarelo e preto.


Endereço da página:

Links no texto: