Folha de S. Paulo


Dissidentes cubanos têm "imensa coragem", afirma Barack Obama

Nicholas Kamm/AFP
US President Barack Obama delivers a speech at the Gran Teatro de la Habana in Havana on March 22, 2016. During his address to Cubans Obama said he has come to Cuba to 'bury last remnant' of Cold War. AFP PHOTO / Nicholas KAMM ORG XMIT: NKA050
Barack Obama durante discurso para o povo cubano, em um teatro de Havana

O presidente americano, Barack Obama, elogiou a coragem dos dissidentes cubanos, em encontro nesta terça-feira (22) na Embaixada dos Estados Unidos em Havana.

"Todos os indivíduos nessa mesa demonstraram imensa coragem. Todas se manifestaram sobre questões com que se importam profundamente", afirmou Obama, de acordo com a Casa Branca.

"Algumas dessas pessoas aqui foram detidas. Algumas no passados, algumas bem recentemente."

No domingo (20), horas antes da chegada da comitiva americana a Cuba, dezenas de ativistas da oposição ligados ao grupo Damas de Branco (que reúne mulheres e parentes de críticos do governo presos) foram detidos pela polícia, após confronto com manifestantes pró-governo.

Entre os detidos na ocasião (e posteriormente liberados), estava a presidente da Damas de Branco, Berta Soler.

Segundo o governo americano, além de Soler, estiveram presentes no encontro com Obama líderes como José Daniel Ferrer, líder da União Patriótica de Cuba (Unpacu), e Guillermo Fariñas, vencedor em 2010 do Prêmio Sajarov (homenagem ao defensores dos direitos humanos e das liberdades).

A reunião aconteceu depois do discurso de Obama à população cubana no Grande Teatro de Havana Alicia Alonso. O discurso foi acompanhado, da platéia, pelo ditador Raúl Castro.

No discurso, Obama afirmou que "nem todos concordam comigo, mas acredito que esses direitos humanos são universais, são direitos dos americanos, dos cubanos e de pessoas de todo o mundo".

No dia anterior, Raúl Castro e Obama participaram de entrevista coletiva onde o tema dos direitos humanos na ilha comunista foi um dos pontos centrais. Questionado sobre presos políticos, o ditador cubano negou a existência deles no país.


Endereço da página:

Links no texto: