Folha de S. Paulo


Antes de viagem, Obama brinca com comediante cubano por telefone

"Qué bolá?", pergunta o presidente Barack Obama, usando a gíria cubana, quando o mais famoso comediante da ilha telefona ao "instituto de meteorologia" da Casa Branca para saber se "chove ou não chove" durante o jogo da seleção cubana de beisebol contra a equipe dos Tampa Bays.

Em uma sátira três minutos e 30 segundos, divulgado neste sábado pela Embaixada dos EUA em Cuba em sua conta do Facebook, Obama fala com Pánfilo, em uma iniciativa para promover sua viagem à ilha, que começa neste domingo.

"Ah, você é o presidente Obama?", pergunta Pánfilo ao presidente ao telefone. "Sim, o verdadeiro Obama", responde Obama em inglês.

Na conversa, o líder norte-americano, vestido com gravata e camisa, parece estar no Salão Oval e se anima quando Pánfilo confirma que é ele mesmo ao telefone e solta sua tradicional saudação, "Qué bolá?", que significa "como está?".

Interpretado pelo ator Luis Silva, Pánfilo estrela o programa "Viver a História", que vai ao ar todas as semanas por Cubavisión, a rede de televisão líder no horário nobre.

Pánfilo representa o cubano médio que sobrevive com a caderneta de alimentação, que garante um mínimo de comida todos os meses, e luta contra as deficiências e dificuldades diárias em uma ilha sob embargo dos EUA desde 1962.

O personagem diz a Obama que está entusiasmado pela visita, mas pede que ele não viaje muito carregado para evitar embaraços com a aduana no aeroporto, se oferece para buscar o presidente no aeroporto e até o convida para ficar em sua casa.

"Talvez você possa me buscar em um 'almendrón'", responde Obama, referindo-se aos carros norte-americanos dos anos 50 que ainda circulam em Havana e que atraem os turistas.

Pánfilo ainda propõe a Obama tomar uma cerveja e jogar dominó. "Vejo você em Havana", diz Obama ao final.


Endereço da página: