Folha de S. Paulo


Legisladores republicanos participarão da viagem de Barack Obama a Cuba

Um pequeno grupo de legisladores do Partido Republicano participará da histórica viagem do presidente Barack Obama a Cuba, sublinhando as crescentes divisões no partido sobre o futuro do embargo comercial dos Estados Unidos contra a ilha.

Pelo menos cinco republicanos, todos conhecidos por apoiarem relações comerciais normais com Cuba, estarão na viagem, segundo fontes do Congresso e legisladores ouvidos pela agência Reuters.

A viagem de Obama começará neste domingo (20).

Líderes republicanos no Congresso têm sido contrários à flexibilização do embargo contra Cuba proposta pelo presidente Barack Obama, mas um número crescente de membros do partido, atraído pelos benefícios econômicos que poderão trazer o fim do embargo, está se alinhando em apoio à Casa Branca.

"Esta é a política certa. Ele fez a coisa certa", disse o senador republicano Jeff Flake, que propõe laços mais estreitos entre os EUA e Cuba e estará na viagem.

Yamil Lage/AFP
Turistas caminham ao lado de cartaz representando Raúl Castro e Barack Obama, em Havana
Cartaz no centro de Havana mostra as imagens de Raúl Castro e Barack Obama

Além de Flake, os deputados republicanos Mark Sanford, Tom Emmer e Reid Ribble e o senador Mark Heller também participarão da visita de Obama.

Todos confirmaram a sua participação, à exceção de Heller, cujo escritório se recusou a tecer comentários.

O apoio desses republicanos vai contra a corrente do pensamento do partido, que procura evitar dar a Obama qualquer tipo de vitória política, no país ou no exterior. E normalizar as relações com Cuba seria um legado significativo de Obama em política externa.

Muitos republicanos, porém, veem o embargo como contrário aos princípios de liberdade econômica do partido e acreditam que não cabe ao governo dizer para que lugares os cidadãos podem viajar.

"É sobre liberdade, e em apoio ao engajamento, em vez de isolamento, como uma forma de mudar outros governos", escreveu Sanford em sua conta no Facebook, explicando por que decidiu fazer a viagem.

Ao menos 15 dos 54 republicanos no Senado –em sua maioria os membros de Estados como o Kansas, onde a agricultura é uma atividade significativa– já declararam apoio ao aumento do comércio com Cuba ou a menos restrições às viagens.

Defensores da política de Obama dizem que já são dezenas os republicanos na Câmara e no Senado que apoiam a política de Obama em relação a Cuba.

O embargo dos EUA a Cuba, imposto pela primeira vez em 1960, só pode ser revogado no Congresso, controlado atualmente pelos republicanos.

RELAÇÃO CUBA/EUA - Visita de Obama em março marca nova era entre Washington e Havana


Endereço da página:

Links no texto: