Folha de S. Paulo


Candidato em 2012, Romney votará em Ted Cruz para tentar conter Trump

O moderado Mitt Romney, que foi candidato presidencial republicano em 2012, planeja votar no ultraconservador Ted Cruz nas prévias de Utah, na terça (22), apesar de dias atrás ter declarado apoio a John Kasich.

Em mensagem no Facebook nesta sexta-feira (18), Romney afirmouo que seu voto em Cruz não é um apoio, mas uma forma de alimentar uma alternativa viável ao magnata Donald Trump, que lidera a corrida na Casa Branca.

Aaron P. Bernstein - 14.mar.2016/Reuters
O candidato presidencial de 2012 Mitt Romney participa de comício de John Kasich em Ohio
O candidato presidencial de 2012 Mitt Romney participa de comício de John Kasich em Ohio

"A partir das declarações calculadas de seu líder, o trumpismo se tornou associado a racismo, misoginia, intolerância, xenofobia, vulgaridade e, recentemente, ameaças e violência. Sinto repulsa por cada um deles e por todos eles".

Para ele, a candidatura de Cruz é a melhor chance do partido para derrotar o empresário. "Gosto de John Kasich, mas um voto em Kasich em disputas futuras pode tornar extremamente possível que o trumpismo prevaleça".

Apesar de ter nascido em Michigan e ter seu ponto alto na política quando foi governador de Massachusetts, Romney vota em Utah porque tem uma casa em Holladay, ao lado da cidade de Salt Lake City.

O candidato em 2012 é um dos principais defensores da união do Partido Republicano para derrubar o favoritismo de Trump. Duas semanas atrás, ele chamou o empresário postulante de "uma fraude" e "um impostor".

Depois da derrota de Marco Rubio, que era o candidato do "establishment" republicano, na Flórida na terça, o partido ficou dividido. No início da disputa, muitos relutavam em apoiar Cruz devido a seu discurso conservador.

No passado, o membro do Tea Party chamou o líder da maioria no Senado, Mitch McConnell, de mentiroso no plenário. Sobre Romney, disse que ele pertencia ao que chamou de "meio mole" do partido.

Agora, a porta-voz da campanha do senador texano, Alice Stewart, agradeceu o apoio. "Nós concordamos em que só o voto em Ted será capaz de garantir que um republicano ganhe a candidatura".

RESPOSTA

Trump respondeu de forma irônica pelo Twitter. "O candidato presidencial fracassado Mitt Romney fez campanha com John Kasich e Marco Rubio, e agora ele está apoiando Ted Cruz", disse.

"Mitt Romney, o homem que "ficou paralisado" e nos deixou chateados, agora apoia o mentiroso Ted Cruz. Romney é um homem neurótico que não tem a menor ideia. Não me admira que ele tenha perdido".

Em 3 de março, o magnata disse que o candidato de 2012 havia "implorado" por seu apoio. "Veja como [Romney] pode ser fiel: quando pedia o meu apoio, eu poderia dizer 'Mitt, fique de joelhos', e ele ficaria de joelhos."


Endereço da página:

Links no texto: