Folha de S. Paulo


Cuba avalia retirada de sobretaxa para câmbio de dólar, diz chanceler

O ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, informou nesta quinta-feira (17) que o regime avalia a retirada da sobretaxa de 10% sobre o câmbio de dólares americanos caso o país tenha acesso ao sistema bancário internacional.

Reivindicação antiga de Havana, a retirada das restrições ao sistema bancário foram efetivadas no início da semana pelos Estados Unidos.

Stringer /Reuters
O ministro das Relações Exteriores cubano, Bruno Rodríguez, concede entrevista coletiva em Havana
O ministro das Relações Exteriores cubano, Bruno Rodríguez, concede entrevista coletiva em Havana

"Com a intenção de verificar se de fato podem ser realizadas essas transações, e se os bancos têm indicações para realizá-las sem o medo de receberem sanções, nos próximos dias Cuba tentará fazer operações bancárias em dólares", disse Rodríguez.

Caso o país consiga fazer a transação sem problemas, a eliminação da taxa será concedida. A medida foi introduzida em 2004 em resposta ao aumento das taxas pagas pelos bancos cubanos para trocar dólares no mercado.

Para evitar a sobretaxa, turistas que viajavam à ilha precisam comprar euros, pesos mexicanos ou dólares canadenses. Na entrevista, o chanceler voltou a dizer que o país só fará novas mudanças com o fim do embargo, que depende do Congresso americano.


Endereço da página:

Links no texto: