Folha de S. Paulo


Em Havana, Obama fará discurso "ao povo cubano"

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fará um discurso "ao povo cubano" no último dia de sua histórica visita a Cuba, a partir de domingo (20). Segundo a Casa Branca, o governo cubano não mostrou resistência a a que o discurso seja transmitido ao vivo pela TV no país.

Será a primeira visita de um presidente dos EUA a Cuba em quase 90 anos. Com sua presença na ilha, Obama espera consolidar o processo de reaproximação com o país para que ele se torne irreversível, apesar das resistências do opositor Partido Republicano a suspender o embargo econômico a Cuba. Os dois países retomaram as relações no fim de 2014, depois de cinco décadas de rompimento.

Jonathan Ernst/Reuters
O presidente Barack Obama cumprimenta uma das visitantes da recepção às mulheres na Casa Branca
O presidente Barack Obama cumprimenta uma das visitantes da recepção às mulheres na Casa Branca

Obama espera ter seu maior público no discurso "ao povo cubano", na terça (22), último dia da visita. Ele será realizado no Gran Teatro de La Habana, com capacidade para cerca de mil pessoas. Parte delas foi escolhida pelos EUA, principalmente jovens, disse Rhodes.

"Será um momento muito importante da visita do presidente e uma oportunidade para ele descrever o curso em que estamos, revisar a complicada história entre nossos países e falar da razão por trás dos passos que tomamos", disse Rhodes. "E também olhar para o futuro, projetar sua visão de como os Estados Unidos e Cuba podem trabalhar juntos".

Ele espera que os cubanos possam ver o discurso na TV, e afirmou que Obama não tem intenção de dizer aos cubanos o que é melhor para eles. "No fim das contas, ele deixará claro que cabe ao povo cubano decidir", disse Rhodes. "Temos confiança na capacidade do povo cubano de fazer coisas extraordinárias".

Obama chega a Havana na tarde de domingo (20) e no dia seguinte se reúne com o ditador Raúl Castro, com quem discutirá formas de ampliar as relações e também tocará em pontos sensíveis como direitos humanos, afirmou a Casa Branca.

A agenda do presidente no país inclui ainda encontros com "a sociedade civil" de Cuba, disse Ben Rhodes, sub-assessor de Segurança Nacional, incluindo ativistas de direitos humanos e dissidentes.

Obama também irá a um jogo de beisebol entre o time americano Tampa Bay Rays e a seleção cubana. Beisebol é uma paixão em comum entre os países. Não está previsto um encontro de Obama com Fidel Castro, disse a Casa Branca.


Endereço da página:

Links no texto: