Folha de S. Paulo


Grécia recebeu mais de 1 milhão de imigrantes desde início de 2015

O número de migrantes que alcançaram a Grécia desde o início de 2015 ultrapassou 1 milhão de pessoas, afirmou a agência da ONU para refugiados nesta quarta-feira (16).

A maior parte é de refugiados vindos principalmente da Síria, do Iraque e do Afeganistão, com o objetivo de atravessar para outros países da Europa.

Entre 1º de janeiro e 14 de março deste ano, 143,6 mil pessoas atravessaram da Turquia para a Grécia, segundo a agência da ONU. Em 2015 inteiro, o país recebeu pouco mais de 844 mil imigrantes, se transformando na principal porta de entrada de refugiados na Europa, muito à frente da Itália e de Malta.

Para a agência da ONU, o marco é um lembrete "da necessidade de uma abordagem mais coordenada para gerenciar o fluxo e proteger as pessoas que fogem de guerra e perseguição".

Nesta quarta (16), a atriz Angelina Jolie, enviada especial da agência da ONU para refugiados, visitou um acampamento para cerca de 4 mil pessoas próximo a Atenas para tratar da questão.

Marios Lolos/Xinhua
(160316) -- ATENAS, marzo 16, 2016 (Xinhua) -- La actriz estadounidense y enviada especial del Alto Comisionado de Naciones Unidas para los Refugiados (Acnur), Angelina Jolie (c), visita las instalaciones del refugio temporal en el puerto de Pireo, cerca de Atenas, Grecia, el 16 de marzo de 2016. (Xinhua/Marios Lolos) (jg) (sp)
A atriz Angelina Jolie esteve, nesta quarta (16), em um campo de refugiados perto de Atenas

"Estou aqui para aprender e conversar com vocês, as agências e o governo para aprender o que está acontecendo, ok?", disse a atriz a um garoto. "Tente ficar firme."

ACORDO COM A TURQUIA

Os dados apresentados nesta quarta (16) mostram que, nos últimos meses, mudou o perfil de quem chega à Grécia. Em junho de 2015, menos de 30% dos que cruzavam pelo mar eram mulheres e crianças; agora esse percentual subiu para quase 60%.

A União Europeia cobrou que os países do bloco cumpram o compromisso de receber os refugiados. "Precisamos ver um aumento substancial nos reassentamentos nos próximos dias e nas próximas semanas", disse Dimitris Avramopoulos, comissário para imigração da UE.

"Com a situação humanitária na Grécia se tornando mais aguda a cada dia, os Estados membros precisam urgentemente cumprir seus compromissos e prevenir uma deterioração futura da situação."

No momento, com o fechamento das fronteiras dos países dos Bálcãs, quase 44 mil pessoas estão retidas na Grécia, vindas da Turquia com o desejo de atravessar para países mais prósperos do continente.

O apelo aos países do bloco europeu foi feito na véspera de mais uma rodada de conversas entre líderes do continente e a Turquia, que tentam chegar a um acordo sobre como interromper o fluxo de pessoas que atravessam irregularmente para a Grécia.


Endereço da página:

Links no texto: