Folha de S. Paulo


Após tiroteio em ação antiterrorista, Bélgica mantém estado de alerta

O primeiro-ministro da Bélgica, Charles Michel, disse nesta quarta-feira (16) que o país permaneceria em alerta de nível 3 –o segundo maior na escala de prontidão de segurança– um dia após um tiroteio em um subúrbio da capital, Bruxelas, durante uma operação ligada aos ataques de Paris.

Durante o tiroteio com forças de segurança, um suposto terrorista foi morto e três soldados ficaram levemente feridos.

"Devemos ter em mente que o nível 3 não é um nível normal de ameaça", disse o premiê em uma entrevista.

Bruxelas esteve sob nível 4 de alerta por uma semana após os ataques de 13 de novembro em Paris, que mataram 130 pessoas.

François Lenoir/Reuters
The facade of a house (C) is pictured in the Brussels district of Forest where a gunman was shot dead by Belgian police on Tuesday after a raid on the apartment linked to investigations into November's Islamist attacks in Paris March 16, 2016. REUTERS/Francois Lenoir ORG XMIT: FLR01
Fachada do prédio no subúrbio de Bruxelas onde morava o suposto terrorista

Michel pediu à população que mantenha a calma e disse que os serviços de segurança estão trabalhando para conter quaisquer ameaças.

Nesta manhã, autoridades belgas identificaram o atirador que foi morto pela polícia. Mohamed Belkaid tinha 35 anos e era argelino.

A polícia disse ter encontrado em seu apartamento uma uma bandeira da facção terrorista Estado Islâmico e informou que dois suspeitos foram detidos após a operação.

Um homem que foi internado em um hospital perto de Bruxelas com uma perna quebrada está detido. A pessoa que o levou ao hospital fugiu assim que a polícia chegou ao local.

Um outro suspeito foi detido para interrogatório após buscas em uma casa perto do local do tiroteio.


Endereço da página: