Folha de S. Paulo


Vitória em prévias de Kansas e Maine mune Ted Cruz contra Trump

Em uma semana marcada por ataques abertos do partido republicano ao empresário Donald Trump, o senador ultraconservador Ted Cruz obteve mais duas vitórias na rodada de prévias estaduais neste sábado (5), no Kansas e no Maine.

Com sete vitórias acumuladas, o pré-candidato, ligado ao movimento Tea Party, reforça o seu discurso de que é a única alternativa viável ao empresário Trump na disputa pela candidatura presidencial do partido.

No sábado, Trump venceu em Kentucky e na Louisiana, os dois Estados com maior número de delegados em disputa na rodada.

Bo Rader/Xinhua
Republicano Ted Cruz cumprimenta partidários após evento de campanha no Estado do Kansas
Republicano Ted Cruz cumprimenta partidários após evento de campanha no Estado do Kansas

Do lado democrata, o senador Bernie Sanders derrotou Hillary Clinton no Kansas e em Nebraska, segundo a CNN. A ex-secretária de Estado venceu na Louisiana, onde, como na prévia republicana, havia mais delegados em jogo.

Em discurso em Idaho, antes do resultado no Maine, Cruz disse que a vitória mostrava "o público se unindo, libertários se unindo, homens e mulheres que amam a Constituição se unindo em torno desta campanha".

Trump minimizou o resultado dizendo ter passado apenas cerca duas horas no Maine e no Kansas e ainda assim ter obtido o segundo lugar. "Além disso, Ted tinha mesmo de ir bem no Maine porque é muito perto do Canadá", provocou. Cruz nasceu no país vizinho, filho de mãe americana e pai cubano.

Trump defendeu que o pré-candidato Marco Rubio, senador pela Flórida, desista da corrida e reclamou dos ataques do Partido Republicano, que ele disse "amar", contra sua candidatura. "Nenhum ser humano deveria ser alvo de US$ 40 milhões dólares em comerciais contrários", disse.

Incluindo Kansas e Maine, Trump lidera a disputa por delegados com 347, Cruz vem atrás com 267, seguido por Rubio, com 116, e por fim John Kasich, governador de Ohio, que tem 28. A contagem, feita pelo site Real Clear Politics, ainda não inclui os Estados de Louisiana e Kentucky. São necessários 1.237 delegados para se conquistar a candidatura republicana.

O Estado da Louisiana, o único desta rodada a realizar primárias, ainda não tinha resultados apurados. Os demais Estados realizaram votações no sistema do caucus, em que os eleitores realizam assembleias e tentar convencer uns aos outros de qual é o melhor candidato. Esse modelo, até agora, não beneficiou nem Hillary nem Trump.

Na corrida republicana, as prévias deste sábado usaram sistema de votação fechado, no qual apenas eleitores registrados no Partido Republicano podem votar. Assim, independentes e democratas que, em todo o país, têm apoiado o bilionário, não têm o mesmo impacto.

DEMOCRATAS

Apesar de ter impacto singelo na contagem total de delegados, as votações do Supersábado eram importantes para a campanha de Sanders recuperar o embalo. Neste domingo (6), haverá ainda prévia no Maine.

No sábado, ela acumulou 1.114 delegados, ante 469 de Sanders. São necessários 2.382 para se obter a candidatura democrata à Casa Branca.

Em discurso, Sanders voltou a cobrar que a oponente divulgue o conteúdo de discursos que fez a instituições financeiras. "Eu meio que penso que se você receberá US$ 225 mil para uma palestra, ela deve ser uma palestra fantástica", provocou. "E um a fala brilhante você vai querer dividir com o povo americano."

Três dos quatro Estados americanos que realizaram votações democratas neste final de semana têm perfil favorável ao senador, com população majoritariamente branca: Kansas, Maine e Nebraska.

Na Louisiana, onde eleitores negros compõem cerca de metade do eleitorado do partido, era esperada a vitória de Hillary.


Endereço da página:

Links no texto: