Folha de S. Paulo


Achado possível destroço de avião malaio desaparecido

Um destroço encontrado na costa leste africana, entre Moçambique e Madagáscar, pode pertencer ao avião da Malaysia Airlines desaparecido com 239 pessoas há quase dois anos.

Citando investigadores americanos, malaios e australianos que viram fotos do material, a NBC News afirmou, nesta quarta-feira (2), que a peça poderia ser o estabilizador horizontal de um Boeing 777, mesmo modelo de avião do voo MH370 que desapareceu em março de 2014, quando fazia o trajeto entre Kuala Lumpur e Pequim.

J.K. Jagdev/AFP
TOPSHOTS This photo taken on March 7, 2015 shows Indian sand artist Sudarsan Pattnaik creating a sand sculpture of the missing Malaysian airliner MH370 on Puri beach in eastern Odisha state. Malaysia's prime minister said March 8 his nation remains committed to the so-far fruitless hunt for flight MH370 exactly one year after it went missing, and is hopeful the plane will be found. AFP PHOTO / J.K. Jagdev ORG XMIT: JAG001
Artista indiano faz escultura em março passado, um ano após sumiço do avião malaio

Pelo Twitter, o ministro dos Transportes da Malásia, Liow Tiong Lai, afirmou que as primeiras informações indicam uma "alta possibilidade" de o destroço ser parte de um Boeing 777 —não há conhecimento de outro Boeing deste tipo estar desaparecido. O ministro, no entanto, pediu para que as pessoas evitassem especulações, pois ainda não é possível ligar a peça ao avião sumido.

Segundo a NBC, o material foi encontrado em um banco de areia, entre Moçambique e Madagáscar, por um americano que tem acompanhado as investigações sobre o avião desaparecido. A peça será levada para a Austrália para avaliação.

No ano passado, autoridades afirmaram ter encontrado uma peça da asa do avião na ilha da Reunião, também próximo a Madagascar.

O sumiço do voo MH370 é um dos maiores mistérios da aviação mundial. Apesar de extensas buscas no mar, autoridades ainda não conseguem explicar o caso.


Endereço da página:

Links no texto: