Folha de S. Paulo


Obama assistirá a jogo de beisebol em Havana em 22 de março

O presidente dos EUA, Barack Obama, planeja ir a um jogo do Tampa Bay Rays em Cuba em 22 de março.

Ben Rhodes, vice-conselheiro de segurança nacional para comunicações e redação de discursos, tuitou nesta terça-feira (1º) depois de a associação dos jogadores ter anunciado que haviam sido finalizados os planos para um jogo com a equipe nacional de Cuba em Havana.

Twitter

"O jogo acrescenta uma maior dimensão à viagem, e projetará uma luz ainda mais forte na principal liga de beisebol", disse Matt Silverman, presidente de uma associação de beisebol americana.

Behar Anthony - 29.set.2015/Efe
O ditador cubano, Raúl Castro, e o presidente dos EUA, Barack Obama, na sede da ONU em 2015
O ditador cubano, Raúl Castro, e o presidente dos EUA, Barack Obama, na sede da ONU em 2015

Será o primeiro jogo de um membro da principal liga de beisebol desde que os Baltimore Orioles jogaram na ilha em 1999. O jogo será televisionado pela ESPN e ESPN Deportes.

Em esforço para selar a reaproximação com a ilha em seu último ano de governo, Obama fará uma visita histórica a Cuba nos dias 21 e 22 de março.

Durante a visita, ele se encontrará com o chefe de Estado cubano, o ditador Raúl Castro, e com membros da sociedade civil —dissidentes políticos.

Ao anunciar a viagem em fevereiro, Obama afirmou que seu objetivo é pressionar o regime comunista a respeitar os direitos humanos e a fortalecer as medidas para "melhorar a vida do povo cubano". O embargo econômico sobre a ilha, porém, segue em vigor.

"Ainda temos diferenças com o governo cubano, e eu as abordarei diretamente", disse Obama no Twitter.

A viagem —a primeira de um presidente americano em exercício desde 1928, segundo a Casa Branca— faz parte de uma série de esforços de Obama para consolidar seu legado externo —que inclui o acordo nuclear com o Irã e acelerar a reaproximação iniciada em 2014.

Contudo, a maioria republicana no Congresso dificulta esse avanço.

Sem perspectivas de ter o embargo econômico à ilha suspenso pelo Legislativo americano, Obama levantou barreiras pontuais por meio de ordens executivas. Além disso, as respectivas embaixadas foram reabertas em julho e agosto de 2015, após mais de cinco décadas fechadas, e os países retomarão os voos comerciais entre si.

RELAÇÃO CUBA/EUA - Visita de Obama em março marca nova era entre Washington e Havana


Endereço da página:

Links no texto: