Folha de S. Paulo


Papa se encontra com presidente argentino e prega união

Claudio Onorati/Associated Press
Argentina's president Mauricio Macri exchanges gifts with Pope Francis during a private audience at the Vatican, Saturday, Feb. 27, 2016 (Claudio Onorati/pool photo via AP) ORG XMIT: ROM101
Presidente da Argentina, Maurício Macri, troca presentes com o papa Francisco

O papa Francisco enfatizou a ideia de união ao receber, neste sábado (17), o presidente argentino, Mauricio Macri, com quem no passado divergiu sobre casamento gay.

No encontro, Francisco presenteou Macri com uma medalha com uma oliveira de dois ramos, afirmando que ela simboliza união quando algo "no meio não funciona".

O encontro, caracterizado pelo Vaticano como "cordial", durou 25 minutos –relativamente breve em comparação com outras reuniões do papa.

Em comunicado, o Vaticano ressaltou "o bom estado das relações bilaterais", assim como a "positiva contribuição das instituições católicas argentinas à promoção humana e à formação de novas gerações". "Foi um encontro entre dois velhos conhecidos", disse Macri.

Em 2009, Francisco era arcebispo de Buenos Aires quando Macri era prefeito (2007-2015).

O futuro papa criticou a decisão de Macri de não apresentar uma apelação quando um casal gay processou a cidade pela não emissão de uma certidão de casamento. O casal ganhou a ação.

Sob os ensinamentos do Vaticano, o casamento é entre um homem e uma mulher, mas na época Macri argumentou que as mudanças sociais devem ser aceitas.

O casamento gay foi legalizado na Argentina em 2010.


Endereço da página: