Folha de S. Paulo


Hillary Clinton vence Bernie Sanders nas prévias democratas em Nevada

Brian Cahn/Xinhua
Hillary Clinton discursa após vitória em prévia democrata em Nevada
Hillary Clinton discursa após vitória em prévia democrata em Nevada

A ex-secretária de Estado dos EUA Hillary Clinton venceu neste sábado (20) o senador Bernie Sanders nas prévias democratas do Estado de Nevada.

Até as 23h30 de Brasília, com 86% dos votos apurados, Hillary aparecia com 52,6% da preferência dos eleitores, ante 47,4% para Sanders.

"Alguns podem ter duvidado de nós. Mas nós nunca duvidamos de nós mesmos", afirmou Hillary ao celebrar a iminente vitória.

Primeiro Estado do oeste a fazer suas prévias, Nevada põe novamente Hillary à frente na corrida para a candidatura democrata à Casa Branca. Ela vencera em Iowa, mas perdeu em New Hampshire.

Sanders telefonou a Hillary para felicitá-la pela vitória e em seguida lembrou a seus seguidores que há apenas cinco semanas estava 40 pontos percentuais atrás da rival.

Até o fim do ano passado, as pesquisas em Nevada davam vitória folgada a Hillary contra Sanders, mas a ascensão do senador socialista nas últimas semanas encurtou a vantagem e chegou a ameaçar a vitória da ex-secretária.

Na média de levantamentos feita pelo site Real Clear Politics, Hillary aparecia com apenas 2,4 pontos percentuais à frente do rival.

Em Iowa, a disputa foi a mais acirrada da história do partido, com Hillary e Sanders terminando tecnicamente empatados –49,9% para ela e 49,6% para ele.

Já em New Hampshire, Sanders ficou mais de 20 pontos percentuais à frente da oponente –60,4% para o senador e 38% para Hillary.

VOTO LATINO

Nevada era um campo de disputa pelo voto latino. Com 17,3% dos latinos aptos a votar no país, o Estado é o segundo –atrás da Flórida, com 18%– onde esse voto tem mais peso.

Hillary, que aposta no voto de negros e latinos para ser a indicada à Casa Branca, trabalhava na campanha em Nevada desde abril de 2015 para repetir a vitória obtida em 2008 no Estado contra o então senador Barack Obama.

Para os assessores da ex-secretária de Estado, vencer em Nevada era essencial para alavancar a candidatura e conter o crescimento recente de Sanders.

Nevada vota pelo sistema de caucus. Nele, o vitorioso é apontado após rodadas de debate em que os grupos de eleitores simpatizantes de um postulante, em cada seção eleitoral, tentam convencer os demais a aderirem a seu candidato, até que um dos dois seja majoritário.


Endereço da página: