Folha de S. Paulo


Yoweri Museveni é eleito presidente de Uganda pela quinta vez

Yoweri Museveni, 71, no poder há 30 anos, foi reeleito presidente de Uganda para um quinto mandato de cinco anos, anunciou a Comissão Eleitoral neste sábado (20).

"A comissão declara que o candidato Yoweri Kaguta Museveni, que obteve mais de 50% dos votos apurados, foi eleito presidente da República de Uganda", declarou seu presidente, Badru Kiggundu.

"O resultado de uma eleição pode romper ou construir um país (...). Como ugandenses, preparemo-nos para mostrar mais tolerância", acrescentou Kiggundu.

Museveni venceu a eleição, realizada na quinta-feira (18), com 60,75% dos votos, muito à frente de seu principal rival, Kizza Besigye (35,37%). O ex-primeiro-ministro Amama Mbabazi recebeu apenas 1,43% dos votos.

Dos 15 milhões de eleitores registrados, 9.701.738 votaram, uma participação de 63,5%.

Carl de Souza/AFP
Ugandan police officers remove barricades set up by opposition supporters protesting against President Yoweri Museveni in Kampala after he won the presidential election for a fifth term on February 20, 2016. Uganda's President Yoweri Museveni extended his three-decade rule, after winning a fifth term in polls rejected as fraudulent by the opposition leader under house arrest. The veteran 71-year-old won 60 percent of the vote in the sometimes chaotic elections, far ahead of the 35 percent garnered by detained opposition chief Kizza Besigye, whose house was surrounded by dozens of armed police in riot gear. / AFP / CARL DE SOUZA ORG XMIT: 2102
Em Campala, policiais removem barricada erguida por opositores do presidente Yoweri Museveni

A oposição, que acusa a Comissão Eleitoral de ser partidária do regime e de encobrir suas fraudes, não reconhece a vitória de Museveni.

O Fórum para a Mudança Democrática (FDC), partido de Besigye, apelou neste sábado aos "ugandeses e à comunidade internacional que rejeitem e condenem a fraude cometida".

Besigye declarou que, "se ratificarem estas eleições fraudulentas, tenham coragem de admitir que não se preocupam com a democracia e com os direitos humanos na África".

A imparcialidade da Comissão Eleitoral também tem sido questionada por observadores da União Europeia e do Commonwealth.

A reeleição de Yoweri Museveni, no entanto, era esperada. Ele venceu no primeiro turno nas quatro eleições anteriores, com 75% dos votos em 1996, 69% em 2001, 59% em 2006 e 68% em 2011.

O partido de Museveni, o Movimento de Resistência Nacional (NRM), comemorou o resultado.

"Isto confirma que os nossos adversários não conseguiram oferecer nenhuma alternativa", declarou seu porta-voz, Mike Sebalu.

No poder desde 1986 –depois de derrubar o autocrático Milton Obote—, Museveni segue muito popular no país e se beneficia do poder financeiro e da experiência eleitoral do seu partido

ONDE FICA UGANDA

Enquanto os resultados eram anunciados, Kizza Besigye foi colocado sob vigilância policial em sua casa, depois de ter sido preso no dia anterior.

A forte presença da polícia também foi notada em frente à sede do FDC, diante da casa de Amama Mbabazi, e mais amplamente nas ruas de Campala.

Com 37 milhões de habitantes, Uganda, no leste da África, nunca experimentou uma mudança política pacífica desde a independência do Reino Unido, em 1962.


Endereço da página: