Folha de S. Paulo


Número de mortos em terremoto de Taiwan sobe para 35

O número de mortos no terremoto que atingiu o sul de Taiwan na madrugada de sábado (no horário local, tarde de sexta-feira no Brasil) subiu para 35 neste domingo (7). Mais de cem pessoas ainda estão desaparecidas.

Os esforços de resgate se concentram no local em Tainan onde desabou o edifício Wei Guan, de 17 andares. Dos 35 corpos encontrados, 33 estavam sob os escombros do prédio.

O presidente, Ma Ying-jeou, deve visitar a região nesta segunda-feira (8), bem como Tsai Ing-wen, que venceu a eleição presidencial no mês passado.

O presidente chinês, Xi Jinping, transmitiu condolências às vítimas do terremoto de magnitude 6,4, segundo a agência estatal Xinhua, e repetiu a oferta para fornecer ajuda a Taiwan, que é considerada por Pequim como uma província rebelde, embora funcione como um país autônomo.

Equipes de resgate seguiam na manhã desta segunda (noite de domingo no Brasil) com as buscas. Cerca de 2.000 bombeiros, policiais, soldados e voluntários vasculham os escombros, alguns usando as próprias mãos, observados por dezenas de familiares das vítimas. Equipes médicas acompanham de perto.

No domingo, um homem identificado pela imprensa local como Huang Kuang-wei e outro de sobrenome Kuo, conseguiram sair andando dos escombros com a ajuda das equipes de resgate. Ambos foram levados ao hospital.

Segundo a agência de notícias oficial, CNA, mais de 490 pessoas ficaram feridas com o terremoto –a maioria já foi liberada dos hospitais.


Endereço da página:

Links no texto: