Folha de S. Paulo


Coreia do Norte faz teste com míssil de longo alcance

Veja o vídeo

Desafiando advertências internacionais, a Coreia do Norte lançou neste domingo (horário local, noite de sábado no Brasil) um foguete de longo alcance que as Nações Unidas e alguns países julgam ser um disfarce para um teste proibido de um míssil que poderia atingir a área continental dos EUA.

O lançamento, que as autoridades sul-coreanas confirmaram cerca de duas horas após ser aberta uma janela de lançamento de oito dias, vem poucos dias após o teste de uma suposta bomba de hidrogênio pela Coreia do Norte.

A ação norte-coreana será considerada mais uma provocação por Washington e seus aliados e provavelmente levará a mais sanções e condenações das Nações Unidas.

Pouco tempo após o lançamento, a agência de notícias da Coreia do Sul disse que o lançamento pode ter falhado. O Ministério da Defesa sul-coreano não confirmou essa informação.

Diplomatas disseram que os EUA, o Japão e a Coreia do Sul pediram uma reunião do Conselho de Segurança da ONU para tratar do assunto.

AFP
This file photo taken on April 8, 2012 shows North Korean officials and foreign journalists leaving the launch pad after a visit to see the rocket Unha-3 in Tangachai -ri space center. North Korea launched a long-range rocket on February 7, 2016, violating UN resolutions and doubling down against an international community already determined to punish Pyongyang for a nuclear test last month. AFP PHOTO / FILES / Pedro UGARTE ORG XMIT: PUG066
Imagem de 2012 mostra militares norte-coreanos com jornalistas na base de lançamento de Tangachai-ri

Testes nucleares e lançamentos de foguetes pela Coreia do Norte são vistos como passos cruciais em relação a meta final do país de ter um arsenal com armas nucleares e mísseis de longo alcance.

A Coreia do Norte diz que seus programas nucleares e de mísseis são necessários para defender-se contra o que chama de décadas de hostilidade dos EUA.

O ditador Kim Jong-un supervisionou dois dos quatro testes nucleares e três testes de foguetes de longo alcance desde que assumiu após a morte de seu pai, Kim Jong-il, no final de 2011.

A Coreia do Norte diz que seus lançamentos de foguetes são missões de satélites, mas os EUA, a Coreia do Sul e outros países dizem que eles são testes secretos de tecnologia de mísseis balísticos.

O Conselho de Segurança da ONU proíbe a Coreia do Norte da atividade nuclear e de fazer testes com mísseis balísticos.

O teste nuclear realizado em 6 de janeiro fez a ONU reforçar as sanções contra o país.


Endereço da página:

Links no texto: