Folha de S. Paulo


Marrocos prende homem belga ligado a autores de série de ataques de Paris

O governo de Marrocos anunciou nesta segunda-feira (18) a prisão de um homem belga que tem ligação direta com os autores da série de ataques terroristas de Paris, que deixou 130 mortos em 13 de novembro de 2015.

Segundo o Ministro do Interior do país, o homem, identificado pelas iniciais J.A. ou G.A., foi preso na última sexta (15) na cidade de Mohammedia, na região metropolitana de Casablanca, maior cidade marroquina.

As autoridades afirmam que o suspeito viajou à Síria com um dos dois homens-bomba que se explodiu perto do Stade de France, em Saint-Denis, e teve "vínculo direto" com o mentor dos ataques, o belga Abdelhamid Abaaoud.

Na Síria, o homem preso em Casablanca inicialmente se uniu à Frente al-Nusra, milícia contrária ao regime do ditador Bashar al-Assad ligada à rede terrorista Al Qaeda. Depois, entrou nas filas do Estado Islâmico.

Os investigadores dizem que ele foi treinado para lidar com diferentes tipos de armas e aprendeu táticas de guerrilha. Depois de deixar a Síria, passou por Turquia, Alemanha, Bélgica e Holanda antes de chegar a Casablanca.

Marrocos foi o país que deu a informação à França que permitiu localizar Abaaoud em um apartamento de Saint-Denis, na periferia de Paris. O mentor foi morto no local em uma operação policial cinco dias depois dos atentados.

O país também prendeu o irmão do terrorista, Yassine Abaaoud, em outubro e emitiu ordem de prisão contra Salah Abdeslam, belga de origem marroquino que é o único dos autores que está vivo e foragido.


Endereço da página:

Links no texto: