Folha de S. Paulo


EUA impõem sanções ao Irã após a libertação de presos

Os EUA impuseram neste domingo (17) sanções limitadas contra cidadãos e companhias do Irã, em resposta à violação de resoluções da ONU proibindo testes com mísseis balísticos.

O anúncio ocorreu menos de 24 horas depois de a Casa Branca e a União Europeia terem derrubado abrangentes sanções após a Agência Internacional de Energia Atômica declarar que o Irã cumpriu os compromissos assumidos sob o acordo nuclear alcançado em julho do ano passado.

Saul Loeb/AFP
US President Barack Obama speaks about US - Iranian relations, including the Iranian-American nationals that were jailed in Iran and are being freed as part of a prisoner swap, in the Cabinet Room of the White House in Washington, DC, January 17, 2016. / AFP / SAUL LOEB ORG XMIT: SAL001
Presidente dos EUA, Barack Obama, diz que acordo com o Irã foi grande conquista da diplomacia

O presidente Barack Obama só anunciou as novas sanções após ter certeza de que havia decolado de Teerã o avião com americanos soltos no sábado (16) como parte de uma troca de prisioneiros com o país persa.

Três dos prisioneiros -o jornalista do "Washington Post" Jason Rezaian, o pastor Saeed Abedini e o ex-militar Amir Hekmati -embarcaram em um avião suíço para serem enviados a uma base militar americana na Alemanha. O quarto libertado, Nosratollah Khosravi, não estava no avião, mas autoridades não deram mais explicações.

Como contrapartida, os EUA retiraram acusações ou libertaram sete iranianos. Um quinto prisioneiro americano, Matthew Trevithick, foi solto no sábado, mas em um episódio sem relação com a troca de presos.

As novas sanções afetam 11 empresas e indivíduos envolvidos no fornecimento de tecnologia usada em um teste de mísseis balísticos realizado pelo Irã em outubro.

"O teste foi uma violação das obrigações internacionais do Irã", disse Obama. "Nos manteremos vigilantes e não hesitaremos na defesa da nossa segurança."

As novas sanções não representam um recuo em relação ao anúncio histórico do sábado, já que as sanções revogadas são de uma abrangência muito maior.

A medida permite ao Irã retomar as exportações de petróleo e voltar a ter acesso ao sistema financeiro internacional. Além disso, cerca de US$ 100 bilhões em recursos iranianos antes congelados foram desbloqueados.

Já as novas sanções são bem limitadas e afetam apenas algumas empresas e cidadãos acusados de fornecer ao Irã tecnologia necessária para os mísseis balísticos.

Obama também anunciou no domingo que, além de concluir o acordo nuclear e a troca de prisioneiros, os EUA vão devolver ao Irã mais de US$ 1,5 bilhão (incluindo juros) em dinheiro iraniano congelado desde a crise dos reféns (1979-1981).

Irã

TROCA DE PRISIONEIROS

As sanções anunciadas no domingo quase arruinaram a troca de prisioneiros.

O anúncio originalmente seria feito em 30 de dezembro, mas um dia antes o chanceler iraniano, Javad Zarif, advertiu o secretário de Estado americano, John Kerry, de que as sanções poderiam ameaçar a troca de prisioneiros. Por isso, o governo americano decidiu adiá-las até a libertação dos prisioneiros.

Rezaian estava preso desde julho de 2014 em Teerã, acusado de espionagem. Ele tem saúde frágil e emagreceu 19 quilos na prisão. Familiares dos libertados iriam se reunir com eles na Alemanha nos próximos dias.


Endereço da página:

Links no texto: