Folha de S. Paulo


Parte de troca de presos, iranianos são libertados nos EUA

Cinco iranianos foram libertados neste domingo (17) de prisões nos EUA, como parte do acordo de troca de prisioneiros com o Irã.

No sábado (16), o Irã anunciou a libertação de quatro prisioneiros americanos, incluindo o repórter do "Washington Post' Jason Rezaian. A medida era o primeiro passo de um acordo com os EUA, que se comprometeram a libertar sete iranianos presos ou indiciados por violações às sanções econômicas impostas a Teerã.

O governo americano não revelou a identidade dos iranianos e nem se eles serão expatriados ao Irã. A agência de notícias oficial iraniana Fars, contudo, identificou os sete como Nader Modanlo, Bahram Mechanic, Khosrow Afghahi, Arash Ghahreman, Tooraj Faridi, Nima Golestaneh e Ali Saboonchi.

A agência de notícias Reuters registrou na manhã deste domingo a saída de Mechanic e Afghahi de uma prisão em Houston, no Texas.

Daniel Kramer/Reuters
Khosrow Afghahi (dir.) abraça um amigo ao deixar o Centro Federal de Detenção em Houston, no Texas
Khosrow Afghahi (dir.) abraça um amigo ao deixar o Centro Federal de Detenção em Houston, no Texas

"Liberar Khosrow Afghahi foi o resultado correto", disse seu advogado, David Gerger, em comunicado por e-mail. "Ele é um bom homem e nós estamos felizes de deixar esse capítulo para trás."

Daniel Kramer/Reuters
Bahram Mechanic deixa o Centro Federal de Detenção de Houston, no Texas
Bahram Mechanic deixa o Centro Federal de Detenção de Houston, no Texas

Faridi, que também recebeu o perdão presidencial em conexão com o caso contra Mechanic e Afghahi, já estava livre após pagamento de fiança.

Ghahreman, condenado em 2015 por tentar exportar equipamento de navegação marítima fabricado nos EUA para o Irã, uma violação das sanções ao país persa, também foi libertado, segundo sua advogada Ellis Johnston.

O advogado de Saboonchi, condenado em 2014 por violações nas sanções às exportações ao Irã, disse que seu cliente também foi libertado neste domingo.

"Ali está empolgado e grato por sua libertação e seu retorno para a família", disse Lucius Outlaw, promotor público, em comunicado por e-mail. "A libertação de Ali mostra que ele não oferece risco ao povo americano."

Modanlo, sentenciado a oito anos de prisão em 2013 por ajudar o Irã a lançar seu primeiro satélite em órbita, foi liberado nesta manhã de uma prisão de Virgínia, informou sua advogada Kelly Kramer.

Reuters
Foto de arquivo mostra Nader Modanlo, um dos iranianos que os EUA teriam aceitado libertar
Foto de arquivo mostra Nader Modanlo, um dos iranianos que os EUA teriam aceitado libertar

Segundo informação da Fars, outros 14 iranianos tiveram as acusações de violações às sanções retiradas. A agência os identifica como Saeed Jamili, Jalal Salami, Matin Sadeqi, Alireza Moazzemi Goudarzi, Mohammad Abbas Mohammadi, Kourosh Taherkhani, Sajjad Farhadi, Seyed Ahmad Abtahi, Gholamreza Mahmoudi, Hamid Arabnejad, Ali Moattar, Mohammad Ali She'rbaf, Amin Ravan e Behrouz Dolatzadeh.

O governo americano não confirma essa suposta segunda parte do acordo de troca de prisioneiros.


Endereço da página:

Links no texto: