Folha de S. Paulo


Com discurso conservador, Ted Cruz sobe na disputa republicana nos EUA

Quase um ano após lançar sua pré-candidatura à Casa Branca pelo Partido Republicano, o senador Ted Cruz, do Texas, finalmente tem conseguido fazer colar em si a imagem de o mais conservador dos postulantes e, a três semanas do início das primárias, é o nome mais ascendente na disputa interna.

"Nossos direitos não vêm do governo. Vêm de Deus", diz um trecho em defesa da liberdade religiosa em seu site de campanha.

Scott Olson/AFP
O pré-candidato republicano Ted Cruz discute com o magnata Donald Trump durante debate nesta quinta
O pré-candidato republicano Ted Cruz discute com o magnata Donald Trump durante debate nesta quinta

"Você não se livra de pessoas más se livrando de armas. Você se livra de pessoas más usando armas", afirmou Cruz após o ataque em San Bernardino, Califórnia, quando 14 pessoas morreram a tiros em 2 de dezembro.

"Construir um muro e pôr em prática vigilância e rastreamento biométrico para proteger a fronteira [com o México]", propõe seu plano de governo sobre imigração.

Estas são algumas das posições de Cruz, 45, que começa a representar uma ameaça à liderança do bilionário Donald Trump nas pesquisas.

Em Iowa, o primeiro Estado americano a fazer suas primárias, no dia 1° de fevereiro, o senador está praticamente empatado com Trump.

O desempenho bem avaliado no debate de quinta-feira (15) era o holofote que Cruz estava buscando. Considerado um orador afiado, inteligente e ágil, ele foi elogiado por desafiar Trump a ponto de deixar o histriônico pré-candidato sem palavras.

Mas, com suas posições radicais, a ascensão do senador não chega a servir de alento a republicanos mais moderados –que, ademais, estão impacientes com a postura dos pré-candidatos do "mainstream".

"Eles estão se cavando um buraco. É inteiramente possível que os dois candidatos finais sejam Trump e Cruz, e pessoas como eu ficarão desanimadas", disse Fergus Cullen, ex-presidente do Partido Republicano em New Hampshire à "Newsweek".

HISTÓRICO

Ligado ao movimento de ultradireita Tea Party, cristão, com diploma da Universidade Princeton, Cruz foi advogado e assessor de George W. Bush antes de ser eleito para seu primeiro mandato como senador.

Filho de mãe americana e pai cubano, que fugiu da ilha depois da revolução, o pré-candidato nasceu no Canadá e cresceu nos Estados Unidos.

"Ted, sua mulher, Heidi, suas duas filhas, Caroline e Catherine, e toda a família foram abençoados por poderem viver o sonho americano —a ideia de que qualquer um, por meio do trabalho duro e determinação, pode alcançar qualquer coisa. E ele está comprometido em assegurar que qualquer família possa ter essa mesma oportunidade", diz o pré-candidato em seu site de campanha.

Trump tentou fazer da certidão de nascimento do rival um impeditivo. A Constituição americana não é precisa sobre o tema, mas a maioria dos juristas entende que Cruz tem direito a concorrer por ser filho de uma americana.

No debate, Cruz tentou atacar de forma parecida, ao criticar a origem nova-iorquina de Trump. "O resto do país sabe exatamente quais são os valores de Nova York e, devo dizer, não são valores de Iowa e não são valores de New Hampshire."


Endereço da página:

Links no texto: