Folha de S. Paulo


Teste anunciado pela Coreia do Norte não condiz com provas, dizem EUA

Bomba H

O governo dos Estados Unidos reagiu com ceticismo ao anúncio do regime norte-coreano de que o país realizou seu primeiro teste de uma bomba de hidrogênio.

Segundo Josh Earnest, porta-voz da Casa Branca, as análises iniciais das agências de informação norte-americanas "não são consistentes com o anúncio norte-coreano de um teste nuclear bem-sucedido".

Ele acrescentou que as agências continuavam a coletar novos dados para ter uma conclusão mais clara, mas observou que especialistas de várias partes do mundo haviam expressado "ceticismo significativo e compreensível" em relação à credibilidade do anúncio feito por Pyongyang.

"O que é verdade é que a Coreia do Norte continua sendo uma das nações mais isoladas do mundo e que esse isolamento só se aprofunda à medida em que eles tentam se envolver em atos crescentemente provocativos", disse Earnest.

Em comunicado, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, afirmou que "os EUA e nações ao redor do mundo condenaram inequivocamente" o teste norte-coreano.

"Este ato altamente provocativo é uma grave ameaça à paz e segurança internacionais e viola de forma flagrante múltiplas resoluções do Conselho de Segurança da ONU", afirmou o secretário no comunicado.

Veja vídeo

Reunido em sessão de emergência nesta quarta (6), o Conselho de Segurança condenou a Coreia do Norte e anunciou que começará a preparar novas sanções contra o país.

"Os membros do Conselho de Segurança lembraram que já haviam expressado sua determinação em tomar outras medidas significativas no caso de um novo teste nuclear da Coreia do Norte", disse o embaixador uruguaio na ONU, Elbio Rosselli, que preside o conselho neste mês.

"De acordo com esse compromisso e diante da gravidade dessa violação, os membros do Conselho de Segurança começarão a trabalhar imediatamente nessas medidas em uma nova resolução do Conselho de Segurança", afirmou.

A Coreia do Norte é alvo de sanções do conselho desde que realizou seu primeiro teste nuclear, em 2006. Outros dois testes foram realizados em 2009 e 2013.

Nesta quarta, a Coreia do Norte anunciou ter realizado seu primeiro teste "com sucesso" de uma bomba de hidrogênio –com potencial destrutivo muito maior que uma bomba atômica tradicional. Segundo Pyongyang, a bomba testada era um dispositivo "miniaturizado".

O teste surpresa foi autorizado pessoalmente pelo ditador Kim Jong-un, exatamente dois dias antes do seu aniversário, informou a emissora estatal norte-coreana.


Endereço da página:

Links no texto: