Folha de S. Paulo


Teste nuclear antecede aniversário de Kim Jong-un; saiba quem é o ditador

Kim Jong-un, líder da dinastia comunista da Coreia do Norte, decidiu celebrar seu aniversário de 33 anos —nesta sexta-feira (8)— com o anúncio do teste de uma bomba de hidrogênio, afirmando sua autoridade e reforçando sua posição perante o mundo.

Filho mais novo do dirigente norte-coreano Kim Jong-Il, foi designado para comandar o país após a morte do pai, em 19 de dezembro de 2011.

O mundo descobriu então um jovem de silhueta corpulenta, rosto redondo e corte de cabelo que deixa a nuca e as orelhas descobertas.

Kim Jong-un foi nomeado rapidamente "comandante supremo" do Exército e líder do Partido dos Trabalhadores da Coreia, o partido único do país. Durante os nove dias entre o anúncio da morte de seu pai e o sepultamento, Kim esteve onipresente na imprensa estatal.

Ele foi visto chorando na primeira fila, diante das principais autoridades militares e civis do país, antes de inclinar-se em direção ao caixão de vidro de Kim Jong-il, exposto em um mausoléu de Pyongyang.

Desde então, assim como o pai e o avô, Kim Il-Sung, Kim Jong-un começou a visitar as fábricas, as escolas, as granjas e os quartéis da Coreia do Norte. Cada deslocamento é acompanhado pela imprensa oficial, onde o dirigente sempre aparece com um sorriso, conversando e estimulando os trabalhadores, ao mesmo tempo em que dá conselhos.

Mas em algumas ocasiões ele não esconde a irritação, como no ano passado, quando repreendeu os diretores de uma criação de tartarugas que considerou mal administrada. O "Rodong Sinmun", jornal do partido, publicou na primeira página uma foto de Kim com um dedo acusador, apontando para os tanques.

Tweet

"IGUAL AO PAI"

Reuters
ORG XMIT: SIN500 A combination photograph shows founder of North Korea Kim Il-sung (L), North Korean leader Kim Jong-il (C) and Kim Jong-il's youngest son Kim Jong-un (R). North Korean leader Kim Jong-il died on Saturday, state television reported on December 19, 2011. An announcer said he died of physical and mental over-work. Kim Jong-un was named by North Korea's official news agency KCNA as the
Da esq. para a dir.: Kim Il-sung, Kim Jong-il e Kim Jong-un

Sua liderança foi marcada pelos boatos de punições, como a do ministro da Defesa, Hyon Yong-Chol, que teria sido executado, segundo a agência sul-coreana Yonhap.

A mesma agência informou em abril do ano passado que Kim Jong-un, líder de um dos países mais fechados do mundo, teria ordenado a execução de 15 autoridades, incluindo dois vice-ministros, acusados de terem questionado sua autoridade.

Em dezembro de 2012, o poderoso tio de Kim Jong-un, Jang Song-Thaek, foi executado por traição e corrupção.

Após dos testes nucleares ordenados por seu pai, Kim determinou o terceiro, em fevereiro de 2013, o que provocou sanções da ONU e meses de tensões com a Coreia do Sul.

Kim Jong-un nasceu em 8 de janeiro de 1983, filho da terceira mulher de Kim Jong-Il, uma bailarina coreana nascida no Japão. Estudou em colégios na Suíça, onde era considerado um jovem ambicioso e onde descobriu, entre outras coisas, o basquete, o esqui e os filmes de Jean-Claude Van Damme.

Analistas acreditavam que os anos passados no exterior, em um país com economia de mercado, poderiam favorecer uma política mais pragmática que a de seu pai, que nunca visitou um país "inimigo".

Kenji Fujimoto, um cozinheiro que trabalhou para Kim Jong-Il em Pyongyang, o descreve como "igual ao pai, tanto a aparência como na personalidade".

A semelhança teria levado Kim Jong-Il a apontar Kim Jong-un como herdeiro, à frente dos irmãos mais velhos, Jong-Nam e Jong-Chul.

A princípio não era o preferido. O melhor posicionado para a sucessão era o filho mais velho, Jong-Nam, mas em 2001 este foi expulso do Japão, país em que tentou entrar com um passaporte falso, segundo ele para visitar a Disneylandia.


Endereço da página:

Links no texto: