Folha de S. Paulo


Coreia do Norte anuncia realização de teste com bomba de hidrogênio

Veja vídeo

A Coreia do Norte anunciou nesta quarta-feira (6) ter realizado seu primeiro teste "com sucesso" de uma bomba de hidrogênio –com potencial destrutivo muito maior que uma bomba atômica tradicional. Segundo Pyongyang, a bomba testada era um dispositivo "miniaturizado".

O teste surpresa foi autorizado pessoalmente pelo ditador Kim Jong-Un, exatamente dois dias antes do seu aniversário, informou a emissora estatal norte-coreana.

Mais cedo, um terremoto de magnitude 5,1 foi registrado no país, próximo de uma zona de testes nucleares, levantando suspeitas da realização de um novo teste atômico pelo governo de Pyongyang.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o epicentro do tremor se situou a nordeste da Coreia do Norte, a cerca de 50 quilômetros do condado de Kilju, que abriga a base de testes nucleares de Punggye-ri. O local foi palco dos três testes atômicos realizados até hoje por Pyongyang, o último deles em fevereiro de 2013.

Imagens da TV estatal norte-coreana mostram Kim assinando ordem para teste nuclear (veja tuíte abaixo).

Tweet

REPERCUSSÃO

O anúncio norte-coreano foi recebido com ceticismo por especialistas e suscitou críticas no mundo.

A Coreia do Sul, que vive desde 1953 em estado de guerra com o vizinho do Norte, "condenou com força" o teste e afirmou que irá pedir novas sanções ao país.

No Japão, o primeiro-ministro Shinzo Abe condenou "energicamente" o anúncio e garantiu que o país oferecerá uma "firme resposta" perante o que considera uma "grave ameaça" para sua segurança.

Bomba H

Em comunicado, os EUA reiteraram que condenam qualquer violação das resoluções da ONU e que responderão "apropriadamente" a todas as "provocações" do país asiático.

A China, histórico aliado e principal parceiro econômico da Coreia do Norte, também reprovou o teste e pediu ao regime de Pyongyang que evite ações "que piorem a situação" e mantenha seu compromisso com a desnuclearização da península coreana.

O Conselho de Segurança da ONU irá, segundo fontes diplomáticas, realizar uma reunião de emergência nesta quarta para discutir o episódio.

O encontro, durante o qual acontecerão consultas a portas fechadas entre os 15 membros do Conselho, foi solicitada por EUA e Japão, afirmou o porta-voz da missão americana na ONU, Hagar Chemali.

Tweet

DÚVIDAS

Há dúvidas com relação à alegação norte-coreana de ter testado uma bomba de hidrogênio. Especialistas em Defesa dizem ser provável que a Coreia do Norte tenha realizado, de fato, um teste nuclear nesta quarta, mas afirmam que, com base nos níveis de energia registrados, o explosivo testado seria uma bomba atômica comum, e não uma bomba de hidrogênio.

"Essa arma provavelmente tinha o tamanho da bomba dos Estados Unidos lançada sobre Hiroshima [no Japão, em 1945], mas não foi uma bomba de hidrogênio. Ela usou tecnologia de fissão", disse Bruce Bennet, especialista da corporação Rand ouvido pela BBC. "A explosão deveria ter sido dez vezes maior do que a registrada."

BOMBA DE HIDROGÊNIO

No início de dezembro, o governo de Pyongyang indicou que o país estava em fase avançada de desenvolvimento da bomba de hidrogênio, o que gerou ceticismo em adversários como os EUA e a Coreia do Sul.

A bomba de hidrogênio ou termonuclear utiliza a fusão do átomo em cadeia e provoca uma explosão mais potente que a chamada bomba atômica, que utiliza a fissão nuclear.

A Coreia do Norte havia anunciado também recentemente a reativação de suas instalações nucleares.

O regime norte-coreano realizou testes com bombas nucleares em 2006, 2009 e 2013. O país mantém sob segredo seu programa atômico, sob o pretexto de exercer seu direito soberano à defesa, e por isso é alvo de sanções internacionais.


Endereço da página:

Links no texto: