Folha de S. Paulo


Tremor de magnitude 5,1 pode indicar novo teste nuclear norte-coreano

Um terremoto de magnitude 5,1 foi registrado nesta quarta-feira (6) na Coreia do Norte, próximo de uma zona de testes nucleares, anunciou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). O evento levanta suspeitas da realização de um novo teste atômico pelo governo de Pyongyang, que anunciou que fará um pronunciamento especial nas próximas horas.

Segundo o USGS, o epicentro do tremor se situou a nordeste da Coreia do Norte, a cerca de 50 quilômetros do condado de Kilju, que abriga a base de testes nucleares de Punggye-ri. O local foi palco dos três testes atômicos realizados até hoje por Pyongyang, o último deles em fevereiro de 2013.

Segundo o site do Bureau Sismológico da China, o tremor foi o "possível resultado de uma explosão" de teste nuclear da Coreia do Norte.

O governo japonês também informou que o tremor sugere um teste nuclear. "Considerando os casos passados, é possível que este abalo seja um teste nuclear praticado pela Coreia do Norte", disse o porta-voz do governo em Tóquio, Yoshihide Suga, acrescentando que o Japão analisa a situação.


Endereço da página:

Links no texto: