Folha de S. Paulo


Manifestantes invadem embaixada saudita em Teerã após execuções

Manifestantes iranianos invadiram a Embaixada da Arábia Saudita em Teerã e incendiaram o edifício, segundo imagens divulgadas na rede social Twitter na manhã deste domingo (3, horário local). A informação foi confirmada pela agência semioficial iraniana Isna.

Os manifestantes, no entanto, foram dispersados pela polícia, de acordo com a Isna. O ministro das Relações Exteriores iraniano, que havia no sábado (2) feito declarações inflamatórias contra a Arábia Saudita, pediu calma aos manifestantes e disse que as representações diplomáticas devem ser respeitadas.

Ataque à embaixada saudita em Teerã II

REAÇÃO IRANIANA

Protestos eclodiram no Irã e em diversos países da região após a execução do clérigo xiita dissidente Nimr Baqir al Nimr na Arábia Saudita neste sábado (2).

Nimr, 56, foi sentenciado à morte por desobedecer as autoridades, instigar a violência sectária e ajudar células terroristas.

A milícia Basij, ligada à Guarda Revolucionária iraniana, havia convocado uma manifestação para este domingo (3) diante da embaixada.

Ataque à embaixada saudita em Teerã

A execução do clérigo irritou o próprio governo do Irã, adversário regional de Riad. Representantes do país afirmaram, no sábado, que a Arábia Saudita pagaria um "preço elevado" pela morte do clérigo.

"O governo saudita apoia por um lado os movimentos terroristas e extremistas e, ao mesmo tempo, usa a linguagem da repressão e da pena de morte contra seus rivais internos. [...] Pagará um preço elevado por esta política", disse o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores do Irã, Hossein Jaber Ansari, citado pela agência iraniana Irna.

"A execução de uma personalidade como o xeque Al Nimr, que tinha unicamente objetivos políticos e religiosos, somente demonstra a falta de sabedoria e a irresponsabilidade [do governo saudita]", afirmou ainda Ansari.

Em resposta, as autoridades sauditas convocaram na noite de sábado (2) o representante diplomático do Irã no país para protestar contra as declarações do ministro, as quais classificaram como uma interferência em assuntos domésticos.

Após a invasão da embaixada, Ansari pronunciou-se pedindo calma e respeito dos manifestantes às representações diplomáticas sauditas no país.

Ataque à embaixada saudita em Teerã III

Ataque à embaixada saudita em Teerã III


Endereço da página:

Links no texto: