Folha de S. Paulo


Em calendário, Putin aparece sem camisa e fazendo carinho em cachorro

Vladimir Putin com criancinhas. Vladimir Putin pescando, sem camisa. Vladimir Putin se exercitando em casa. Vladimir Putin acariciando um cãozinho.

O fã mais ardoroso do presidente russo que não se contentar em ver suas imagem apenas no noticiário poderá, em 2016, contemplá-lo na parede diariamente, em um calendário temático lançado em edição limitada.

Caso as imagens reunidas no mimo pelo jornal russo "Zvezdi I Soveti" e vendidas em bancas do país, segundo a rede de TV americana CNN, não sejam suficientemente motivadoras, há frases de Putin para acompanhá-las.

Em julho, por exemplo, sabemos que o entusiasmo de Putin "por esportes de ação, assim como por outros, surgiu na juventude". "E nunca mudou ao longo dos anos."

Ou em março: "Eu gosto de todas as mulheres russas. Pessoalmente, acho que as mulheres russas sãos as mais talentosas e as mais belas".

E em setembro, acompanhando uma foto em que abraça uma jovem usando trajes tradicionais: "A generosidade da alma de nosso povo não se esgota. Sua gentileza, sua ternura, sua cordialidades e os mais nobres sentimentos não acabam".

Putin, 62, é tema onipresente de souvenires, adornos e até bebidas na Rússia.

Para o final de ano, alguns simpatizantes reuniram frases do líder russo em um livro intitulado "As Palavras que Estão Mudando o Mundo", segundo a agência de notícias Reuters.

Entre suas 400 páginas, estão algumas declarações controversas como a afirmação de que a Crimeia, região que pertencia à Ucrânia anexada por Moscou, "sempre foi uma parte inseparável da Rússia".

Os russos, porém, estão longe de serem os únicos no culto a seu líder por meio da parafernália pop. Bonecos, brinquedos, utensílios de cozinha e objetos estampados com a figura de Barack Obama, por exemplo, são inevitáveis em lojas de souvenir e camelôs nos EUA.


Endereço da página:

Links no texto: