Folha de S. Paulo


Segundo Gallup, Hillary e Obama são os mais admirados nos EUA em 2015

A pré-candidata à presidência dos EUA Hillary Clinton é a mulher mais admirada pelos americanos, de acordo com pesquisa do instituto Gallup divulgada nesta segunda (28). O presidente Barack Obama foi apontado como o homem mais admirado na mesma enquete.

Hillary teve a preferência de 13% dos consultados, enquanto Obama foi mencionado por 17%.

A pesquisa do Gallup perguntou aos norte-americanos qual homem e qual mulher vivos, nascidos em qualquer parte do mundo, eles mais admiram.

Brian Snyder - 19.dez.2015/Reuters
Democratic U.S. presidential candidates Senator Bernie Sanders and former Secretary of State Hillary Clinton discuss an issue at the Democratic presidential candidates debate at St. Anselm College in Manchester, New Hampshire December 19, 2015. REUTERS/Brian Snyder ORG XMIT: MAN557
Hillary Clinton e Bernie Sanders discutem durante debate presidencial democrata

Na lista dos homens, o papa Francisco e Donald Trump aparecem empatados em segundo lugar, com 5% da preferência cada um.

Em nota, o instituto credita o desempenho de Trump à exposição que ganhou sua polêmica campanha presidencial —ele lidera as intenções de voto para ser o candidato republicano à Casa Branca.

Entre os dez homens mais citados, estão três presidentes (além de Obama, George W. Bush e Bill Clinton), três líderes religiosos (além de Francisco, o dalai lama e o reverendo Billy Graham) e três atuais pré-candidatos à Presidência (além de Trump, o republicano Bernie Sanders e o republicano Ben Carson).

Apenas Bill Gates, fundador da Microsoft e nono colocado, não se encaixa em nenhuma das três categorias entre os dez primeiros.

Na lista feminina, a ativista paquistanesa Malala Yousafzai aparece em segundo lugar, com 5% das menções e a apresentadora Oprah Winfrey, em terceiro, com 4%.


Endereço da página:

Links no texto: