Folha de S. Paulo


Desmentida a descoberta de neta de ex-titular das Avós da Praça de Maio

O advogado de María Isabel Chorobik de Mariani, uma das fundadoras das Avós da Praça de Maio e ex-presidente do grupo, desmentiu nesta sexta-feira (25) que a ativista de direitos humanos tenha encontrado a neta que procura há 39 anos, como foi anunciado um dia antes.

"Podemos constatar a existência de estudos do Banco Nacional de Dados Genéticos (BNDG) nos quais se descarta a existência de um vínculo filial com a jovem que ontem chegou a sua casa ao meio-dia com um relatório de um laboratório particular de Córdoba em suas mãos", disse Padilla em comunicado.

Carlos Cermele - 24.dez.2015/Efe
Maria Isabel Chorobik (dir.) ao lado de María Elena Wehrli, que disse ser sua neta
Maria Isabel Chorobik (dir.) ao lado de María Elena Wehrli, qie disse ser sua neta

Segundo Padilla, a jovem foi informada no dia 25 de junho dos resultados negativos do BNDG, mas "não reconheceu a existência dos mesmos" quando foi à casa de "chicha" Mariani.

Para não restar dúvidas, os dados genéticos foram cruzados de novo e "mais uma vez se descartou que a jovem seja Clara Anahí Mariani Teruggi", a neta procurada desde 1976, quando desapareceu em uma operação militar durante a ditadura argentina (1976-1983).

A jovem foi na quinta-feira à casa de Mariani com uma análise genética positiva emitida por um laboratório particular. Nesse mesmo dia, a ex-presidente das Avós da Praça de Maio divulgou o reencontro com sua neta através da rede social Facebook e inclusive divulgou imagens do reencontro.

Padilla e Mariani darão uma entrevista coletiva neste sábado para dar mais detalhes a respeito.

As Avós da Praça de Maio estimam que cerca de 500 bebês foram roubados durante a ditadura, dos quais 119 viram sua verdadeira identidade restituída.


Endereço da página:

Links no texto: