Folha de S. Paulo


Bolívia é referência em política econômica, diz chefe do BC argentino

Novo presidente do banco central argentino, Federico Sturzenegger disse que a Bolívia e o Paraguai são o "norte" para a atual política econômica do Mercosul.

Com inflação dez vezes maior que a Bolívia, a Argentina começa a colocar em prática uma nova administração da economia. Sturzenegger foi nomeado pelo presidente Mauricio Macri, que assumiu o cargo no último dia 10 e é de centro-direita. O governo boliviano, comandado por Evo Morales, é de esquerda.

"Vemos a região com as políticas macroeconômicas ordenadas. A Bolívia tem um crescimento de 5% e 2,5% de inflação, e Paraguai uma inflação de 4%. Para nós, este é o norte", disse ele, sem se referir ao Brasil, cuja inflação está em 10,71% em 12 meses.

Na última semana, a Argentina retirou obstáculos para o comércio exterior e promoveu uma desvalorização do peso, verificada na alta da cotação oficial do dólar dos artificiais 9,70 pesos do governo de Cristina Kirchner para os atuais 13,60 pesos.

Para o presidente do BC, entretanto, não houve desvalorização e sim uma apreciação do peso. Leva em consideração a cotação do dólar paralelo —que estava acima de 14 pesos, antes da mexida do governo. A Argentina unificou as cinco taxas de câmbio em uma oficial.

"Apreciação", respondeu Sturzenegger, quando perguntado pela Folha qual seria o impacto da desvalorização sobre os demais países da região.

"Não é uma desvalorização, mas uma apreciação. O que acontece é que a Argentina tinha muitos tipos de câmbio", disse, acrescentando que este era o caminho que o país tomou para retomar o crescimento.

O governo argentino estima que tem que repassar US$ 5 bilhões a importadores que compraram mercadorias do exterior, entre os quais do Brasil, e não puderam pagar por causa das restrições criadas pelo governo anterior.

Segundo o presidente do banco central, o cronograma é que o pagamentos serão regularizados progressivamente até julho do ano que vem.

Sturzenegger participou de um encontro de ministros da economia dos países do Mercosul, na cúpula de Assunção.


Endereço da página: